Hugo Gloss, Neymar e Anitta eram os reis dos likes do instagram

Com o anúncio do Instagram nesta quarta-feira, 17, de que a plataforma começou a ocultar as curtidas em postagens, como forma de teste, a discussão sobre o papel da métrica dos likes e o impacto na ação com influenciadores voltou à tona. De acordo com a plataforma, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.

A medida dividiu opiniões, mas, de certa forma, remete ao fortalecimento do conteúdo relevante por si e não inflado por número de curtidas. Essa mudança era esperada desde o final de abril, quando, durante o F8, evento do Facebook, a empresa dona do Instagram já havia sinalizado de que o objetivo era reduzir a pressão dos usuários por likes “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, disse a empresa em nota.

Na ocasião, ao falar sobre o impacto da medida na publicidade, publicitários e especialistas apontaram que a métrica da vaidade, baseada em dados, passava a dar espaço à métrica da relevância, com foco no conteúdo. “O usuário é mais do um like, seu conteúdo deveria valer mais do que isso”, disse Inaiara Florêncio, diretora de Social Media da SunsetDDB.

De acordo com levantamento feito pela Airfluencers, empresa de marketing de influência, a pedido de Meio & Mensagem, nos últimos 90 dias, os influenciadores brasileiros que mais entregaram um total de curtidas em seus posts feito até esta quarta-feira, 17, foram Hugo Gloss (250 milhões), Neymar Jr (149 milhões) e Anitta (98 milhões).

Entre os influenciadores que já geram conversa, no caso, comentários, e podem se beneficiar ainda mais sobre a ocultação de curtidas, de acordo com a Airfluencers, estão: Laura Brito, influenciadora de beleza, que conquistou 3,7 milhões de comentários nos últimos três meses. Em segundo está Hugo Gloss, 3 milhões e por seguinte está Mari Maria, 1,9 milhões.

Fazendo um comparativo do número de seguidores dos influenciadores que entregam maior volume de curtidas com aqueles que entregam mais comentários. Hugo Gloss, Neymar Jr e Anitta, juntos, têm 175,6 milhões de seguidores. Agora Laura, Hugo Gloss (novamente) e Mari Maria, juntos contam 27 milhões de seguidores. Cerca de 6 vezes a menos, porém com um número maior de engajamento.

“Acredito que o mercado terá a oportunidade de entender o real valor da autenticidade do influenciador digital. A conversão e relatórios para as marcas terão mais significados, do que as tradicionais métricas, como curtidas e número de seguidores”, afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.

Fonte: Meio & Mensagem