Ana Maria Braga pede desculpas por erro ao falar de 'racismo reverso'; entenda

O “Mais você” desta terça-feira, dia 2, começou com um pedido de desculpa de Ana Maria Braga, por ela ter utilizado o termo “preconceito reverso” no programa da última segunda-feira, 1º de março. Muito atenta às redes sociais, a apresentadora recebeu uma chuva de mensagens após a declaração, enquanto comentava uma fala de Lumena no “Big Brother Brasil 21”.

“Ontem (segunda-feira), depois do programa, eu li várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre ‘branquitude’, se referindo a Carla Diaz. Nesse momento usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido por muitos também como racismo reverso. Vieram muitas críticas, e isso me impulsionou ir atrás da informação”, disse a loira.

Ela aproveitou o espaço para compartilhar questões sobre o termo utilizado e explicar melhor o porquê da sua fala ter sido um erro.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso do preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos”, continuou Ana Maria.


Fonte: Extra