Flamengo e Grêmio terão tira-teima em mata-mata

Flamengo e Grêmio se reencontram um ano depois do último mata-mata em que se enfrentaram, pelas quartas de final da Copa do Brasil, em que houve vantagem rubro-negra. Foi quando a equipe carioca igualou um histórico que viverá noite de novo tira-teima, na decisão por uma vaga na final da Libertadores, a partir desta quarta-feira, em Porto Alegre.

Até hoje, são seis eliminações para cada lado em jogos por Brasileiro, Copa do Brasil e competições organizadas pela Conmebol. A única Libertadores em que se enfrentaram foi há 35 anos, com vantagem para o Grêmio, em 1984. Os gaúchos levaram a pior em 1992, pelas oitavas de final da Supercopa, e em 2001, na semifinal da Copa Mercosul.

Em competições organizadas pela CBF, leve superioridade para o Grêmio. Que passou pelo Flamengo em três fases de Copa do Brasil – 1989, 1993 e 1995 – , e conquistou uma, em 1997. O rubro-negro também foi eliminado nas quartas de final do Brasileiro de 1988.

Entretanto, o Flamengo ergueu a taça do Brasileiro de 1982 sobre o time de Porto Alegre. E o eliminou nas Copas do Brasil de 1999, 2004 e na do ano passado. Na última, nas quartas de final. Nas duas anteriores, avançou nas oitavas de final.

Relembre quando o Flamengo eliminou o Grêmio

Quartas de final da Copa do Brasil de 2018

O último mata-mata envolvendo as equipes começou também em Porto Alegre. O Grêmio de Renato Gaúcho abriu o placar com Luan, no primeiro tempo. Mas o jovem Lincoln empatou no último minuto e encaminhou a vaga. No Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Éverton Ribeiro.

Quartas de final da Copa do Brasil de 2004

O Flamengo Negro superou o Grêmio, em Porto Alegre, com gol de Zinho. Na segunda partida, no Maracanã, empatou em 0 a 0.

Semifinal da Mercosul de 2001

Neste ano o Flamengo eliminou o Grêmio na semifinal. Após dois empates (2×2 e 0x0), o Rubro-Negro superou o adversário na disputa por pênaltis (4×3), no Olímpico.

Oitavas de final da Copa do Brasil de 1999

Foi a primeira vez que o Flamengo eliminou o Grêmio na competição. Na ocasião, Romário comandou a classificação contra o time de Ronaldinho Gaúcho, ainda novo.

Oitavas de final da Supercopa Sul-Americana de 1992

Flamengo e Grêmio se reencontraram nas oitavas de final da extinta Supercopa Sul-Americana. No primeiro jogo, o time carioca empatou com a equipe Gaúcha no Rio Grande do Sul (1 a 1), gols de Junior Baiano (contra) e Paulo Nunes, e venceu no Maracanã (1 a 0), com gol de Rogério.

Final do Campeonato Brasileiro de 1982

Foi em uma final que aconteceu o primeiro duelo de mata-mata. Comandado por Zico, o Flamengo ergueu sua segunda taça na competição, após dois empates e uma vitória. Zero a zero no Olímpico, 1 a 1 no Maracanã e 1 a 0 de novo fora de casa, gol de Nunes.

Fonte: Extra