'Falta interesse e vontade do governo', desabafa professor sobre fechamento do CT Sarah Menezes

O Centro de Treinamento de Artes Marciais Sarah Menezes está de portas fechadas desde segunda-feira (02). O motivo, é a falta de pagamento dos salários dos professores. O CT é administrado pela Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF), mantido com recursos oriundos do Governo do Estado e, segundo os próprios funcionários é acontece desde março de 2018.

“É com grande tristeza que informamos que o Centro está fechando suas portas. Há uma falta de interesse e vontade por parte do Governo do Estado do Piauí. Estamos desde 2018 sem receber salários e nenhum recurso”, desabafou o atleta e professor Igor Silva Sousa, professor do CT.

Ele ainda explicou que por amor às artes marciais, três professores optaram por continuar as aulas, mesmo sem receber seus salários. No entanto, a situação foi ficando cada vez mais difícil.

“Apesar do atraso, nós continuamos com as aulas. Porque amamos o nosso esporte e acreditamos que o esporte pode ser uma ferramenta de transformação para aquelas crianças que frequentam o Centro. Atualmente, apenas três professores estavam dando prosseguimento às aulas, porque trabalhar de graça, não é para todos”, continuou o professor.

Atualmente, o Centro contava com 15 professores e atendia cerca de 300 alunos alunos que participavam de atividades como judô, taekwondo, caratê e wrestling, além especialistas nas áreas fisioterapia e psicologia, o CT ainda realizava atendimento especial direcionado a pessoas com deficiência.

Ao ser questionado sobre a situação do Centro, o Governo do Estado apenas emitiu uma nota, através da Secretaria de Educação, onde confirmou o atraso e afirmou que o motivo é por conta de pendências na prestação de contas da AJEF para com a Seduc. Também foi informado que a referida prestação de contas está passando por uma análise e que, ao final do processo, o pagamento será realizado.

Leia a nota na íntegra!

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o atraso na liberação de parcelas previstas no cronograma do Termo de Fomento firmado no ano de 2018 com a Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF), para manutenção do Centro de Treinamento Sarah Menezes, se deu por pendências na prestação de contas por parte da Associação para com a Seduc, problema sanado somente no  mês de novembro do corrente ano.  A Seduc esclarece que a prestação de contas está sendo analisada e, ao final do processo, o referido pagamento será efetuado. A previsão é que as primeiras parcelas sejam pagas ainda no mês de dezembro“.