Eurocopa e Copa América são adiadas para 2021

A UEFA decidiu adiar a Eurocopa deste ano em função da pandemia de coronavírus, que paralisou as competições ao redor do mundo. A competição foi reprogramada para o período de 11 de junho a 11 de julho de 2021.

Logo depois, a Conmebol decidiu adiar a Copa América de 2020 também para 2021. A entidade sul-americana usará o mesmo período no calendário que foi escolhido pela Uefa para a Eurocopa: de 11 de junho a 11 de julho. O torneio se mantém em Argentina e Colômbia.

A decisão de adiamento quase simultânea de Conmebol e Uefa não foi por acaso. As entidades estreitaram relações nos últimos tempos.

A mudança já feita no calendário inviabiliza um projeto da Fifa: o novo Mundial de Clubes, que seria alocado em meados de 2021, ocupando um espaço que antes era da extinta Copa das Confederações.

Segundo noticiou nesta segunda-feira o jornal britânico ‘The Athletic’, a Uefa quer cobrar de seus clubes e ligas afiliadas mais de 302 milhões de euros (cerca de R$ 1,7 bilhão, pelas cotações atuais) para adiar a competição em um ano.

Fonte: Extra