Siga as Redes Sociais

Esporte

Bolsonaro se reúne com Flamengo e Vasco por volta do futebol

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Em novo passo pelo retorno do futebol no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu nesta terça-feira (19) os mandatários Rodolfo Landim, do Flamengo, e Alexandre Campello, do Vasco.

A comitiva rubro-negra contou ainda com o médico Márcio Tannure e com Aleksander Santos, diretor do clube que faz a ponte com o governo.

Na pauta do encontro, Bolsonaro discutiu com a dupla, principais entusiastas do retorno do futebol no Rio de Janeiro, as medidas para assegurar que a bola volte a rolar o mais brevemente possível, ainda que a pandemia do novo coronavírus siga assombrando o país.

Antes do encontro com o presidente, a dupla se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro em um almoço. Bolsonaro já declarou que deseja que as partidas voltem, mas esbarra na contrariedade do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), e do governador fluminense, Wilson Witzel (PSC).

Ainda nesta terça, durante o período da manhã, o Flamengo, sem aviso prévio, retomou os treinos no Ninho do Urubu. O clube fez uma nova rodada de testagens para a Covid-19 com os jogadores e entende estar pronto.

Consultados sobre a viagem de seus presidentes até Brasília, os dois clubes disseram desconhecer a agenda. Rivais de ambos, Fluminense e Botafogo são contrários a retomada do futebol no estado neste momento.

Fonte: Folhapress

Futebol

Desinteresse de jovens por futebol faz Flamengo apostar no público infantil para aumentar torcida

Karytha Leal

Publicado

em

A Associação dos Clubes Europeus (ECA) divulgou um estudo preocupante em dezembro de 2020: o interesse da nova geração por futebol está diminuindo. Ao todo, 40% dos entrevistados com idades entre 16 e 24 anos afirmaram não ter interesse algum pelo esporte. Além disso, 36% deles demonstraram tendência a torcer por clubes que não sejam de seu próprio país. O alerta foi ligado no Flamengo, que percebeu que precisava se reinventar para manter o posto de maior torcida do mundo.

Mas o Rubro-Negro não mirou nos jovens, e sim nas crianças, e adotou uma estratégia de longo prazo — utilizar recursos audiovisuais e músicas da torcida para captar jovens torcedores. Assim nasceram os “Flamiguinhos”, um projeto de sucesso entre pais e filhos rubro-negros, que aposta em influências infantis — como o “Patati e Patatá” na década de 1990 e a “Galinha Pintadinha” entre os pequenos de hoje.

Recebemos centenas de relatos de crianças que os pais torcem para times diferentes e os Flamiguinhos fez a diferença na escolha. Além disso, 22% da população adulta no Brasil afirma não ter um time de preferência. Acreditamos que o quanto antes essas crianças tiverem acesso ao conteúdo apropriado para essa faixa etária, mais cedo elas irão se conectar com o futebol e decidir — explica Wagner Corrêa, produtor do ‘Flamiguinhos’.

Lançado no Youtube pelo Rubro-Negro, o canal produzido pela Grajaú Filmes tornou-se uma popular opção para quem quer ensinar os pequenos a terem identificação com o clube. A ideia é conseguir convertê-los em torcedores no futuro. Mesmo que a atual temporada esteja sendo de frustração com as eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo está indo bem fora dele.

O sucesso foi imediato e os números superaram as expectativas. No ar há nove meses, o canal conta com mais de 135 mil inscritos e seis milhões de visualizações. As músicas lançadas em plataformas de áudios têm mais de cem mil reproduções e os vídeos contam com a presença de atletas do atual elenco, como Gabigol, Everton Ribeiro e Willian Arão, e famosos como o cantor Dudu Nobre, assumidamente rubro-negro. Isso também é estratégia do clube.

— As crianças não se identificam tão rapidamente com o escudo. As principais referências são as cores, as músicas e os ídolos. Os personagens dos Flamiguinhos vieram para antecipar essa relação e ter os ídolos atuais e do passado como desenho animado ajuda a despertar essa paixão. É também uma forma de aproximar os adultos do canal — completa Wagner.

Flamengo tenta se aproximar do público infantil com o Flamiguinhos
Flamengo tenta se aproximar do público infantil com o Flamiguinhos Foto: Divulgação

Segundo Marcelo Palaia, especialista em marketing esportivo e professor da ESPM, o movimento do Flamengo em busca da torcida das crianças é parecido com o de atrair a atenção do adolescentes quando criou times de e-sports (esportes eletrônicos), um nicho que tem crescido demasiadamente no mundo todo. Para ele, o Rubro-Negro estende uma comunicação para um público que será seu consumidor no futuro.

— Cativar o público infantil requer conteúdos que não estão necessariamente ligados a futebol. Alguns canais importantes de youtubers obtém sucesso pois falam a linguagem daquilo que crianças e pré-adolescentes gostam no momento. Os vídeos do TikTok, por exemplo, são uma febre para as crianças. Acho que o clube pode associar alguns dos seus ativos, por exemplo, e tentar trazer personalidades, atletas, ídolos do clube como artistas, cantores, para dentro deste universo — comenta Marcelo.

Pais aprovam o canal

Ao menos para os pais que tentam levar as crianças aos caminhos rubro-negros, o sucesso é garantido. Como André Andrade, que gosta de assistir aos vídeos ao lado de Artur, de um ano e um mês. O nome do filho ser uma homenagem a Zico não é a única referência relacionado ao Flamengo que ele quer deixar ao seu filho.

— Na hora do almoço, o flamiguinhos está sempre presente. A gente assiste junto e o Artur sempre fica vidrado nas músicas. Ele não abre a boca [para comer] enquanto a música não tocar. Dança todas e gosta muito do hino do Flamengo porque é animada, em ritmo de samba — brinca o rubro-negro.

Helder Martins usa o Flamiguinhos para apresentar o Flamengo a seu filho
Helder Martins usa o Flamiguinhos para apresentar o Flamengo a seu filho Foto: Arquivo pessoal

Já Helder Martins é pai de Henrique, de um ano, e o colocou para assistir poucos dias após o pequeno nascer.

— Minha esposa brinca que eu sou mais fã dos Flamiguinhos que ele (risos). Não é um simples musica infantil, tem um conteúdo. Passei a diariamente colocar para ele ouvir. Quando ele chorava, um colocava as músicas e ele parava— revela.

Os personagens infantis do Flamiguinhos têm seus nomes inspirados em ídolos rubro-negros, entre eles estão Tuco (Zico), Lulu (Luísa Parente), Beto (Alberto Borgerth), Keka (Érica Lopes, a Gazela Negra), Carlinhos (Carlinhos, o Violino), Vitória (hino do clube), Canela (Togo Renan Soares) e Ferusa (primeira embarcação do remo do clube).

Projeto oferecido

A Grajaú Filmes chegou a oferecer o projeto para outros clubes brasileiro, incluindo os do Rio de Janeiro, mas problemas financeiros impediram os clubes de abraçá-lo.

— Tivemos contatos com pelo menos dez outros grandes clubes do Brasil e até de outros países, que nos procuraram para entender o modelo de negócios, oportunidades e custos envolvidos. Já vemos ações específicas para o público infantil em clubes como Barcelona, Manchester City, Borussia Dortmund, Liverpool, entre outros. O Flamengo foi pioneiro no Brasil, mas tenho certeza que os principais clubes do Brasil em breve terão algo similar para seus pequenos torcedores. É um caminho sem volta — explica Wagner.

Continue Lendo

Esporte

Coritiba aproveita expulsão no Vasco, vence após 10 jogos e sai da lanterna

Avatar

Publicado

em

O jogo que deveria afastar o Vasco ainda mais da zona de rebaixamento acabou se tornando um fio de esperança na tentativa do Coritiba de sair dela. Na noite deste sábado, o Coxa aproveitou a expulsão de Henrique ainda no primeiro tempo, se fechou com o placar de 1 a 0, voltou a vencer depois de 10 jogos e saiu (ao menos por enquanto) da lanterna do Brasileirão. Hugo Moura fez o único gol da partida realizada em São Januário.

A última vitória do Coritiba no Brasileirão havia sido no dia 31 de outubro, quando a equipe venceu o Atlético-GO em Coritiba. Nesses dois meses e meio que se passaram de lá para cá, o Coxa perdeu sete partidas e empatou outras três.

No que pese o ferrolho montado pelo Coritiba depois de fazer o gol, o Vasco não jogou bem. Sofreu para criar as jogadas mesmo depois das entradas de Benítez e Caio Lopes no intervalo. Por isso, Germán Cano foi pouco acionado. Mas, quando apareceu, obrigou Wilson a fazer duas grandes defesas. A primeira foi nos acréscimos do primeiro tempo, quando cabeceou como manda o manual, e o goleiro salvou à queima-roupa. Já nos acréscimos do segundo, Cano emendou uma finalização de canhota, e Wilson voou para segurar a vitória do Coxa.

O lance determinante para o resultado foi a expulsão de Henrique aos 29 minutos do primeiro tempo. O lateral-esquerdo vascaíno acertou o braço no rosto de Sarrafiore próximo à linha lateral. O árbitro a princípio nada marcou, mas em seguida foi convidado pelo VAR a rever o lance no vídeo e decidiu pelo cartão vermelho direto para o jogador.

O Coritiba estreou neste sábado o técnico Gustavo Morínigo, que teve sua situação regularizada durante a semana e pela primeira vez comandou a equipe na beira do campo. E a estreia do treinador paraguaio foi com pé direito, afinal a vitória levou o Coritiba aos 25 pontos e tirou o time da lanterna do Brasileirão – o Botafogo, que tem 23, caiu para a última posição, mas vai a campo no domingo.

Essa foi a primeira derrota do Vasco sob o comando de Luxemburgo neste Brasileirão – a equipe empatou com o Atlético-GO e venceu o clássico contra o Botafogo desde a chegada do treinador. Com o resultado deste sábado, o time perde a chance de se afastar ainda mais da confusão e continua em 15º lugar, com 32 pontos e risco de ser ultrapassado pelo Fortaleza. Situação não é fácil…

Fonte: Ge

Continue Lendo

Esporte

Treinador Adilson Batista sofre infarto e é internado em Curitiba

Avatar

Publicado

em

O técnico Adílson Batista sofreu um enfarte na quinta-feira e foi internado no Hospital Cardiológico Constanini, em Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa do treinador, ele está bem e em observação na UTI. No hospital, passou por dois cateterismos e ainda vai realizar uma cirurgia.

“Informando que Adilson Batista sofreu um enfarte ontem em Curitiba. Foi socorrido e fez alguns exames e foi transferido para o Hospital Cardiológico Constanini onde fez dois cateterismos. No momento ele está bem e em observação na UTI. Ele ainda deverá fazer uma cirurgia”, afirmou a assessoria de imprensa do treinador.

Adilson, de 52 anos, está desempregado desde março de 2020, quando deixou o comando do Cruzeiro, em trabalho iniciado na reta final do Campeonato Brasileiro, quando, logo após sair do Ceará, assumiu o time mineiro, não conseguindo evitar o seu rebaixamento à Série B. Na redes sociais, o clube desejou uma “pronta recuperação” ao treinador, que o levou até a final da Copa Libertadores em 2009.

“Desejamos uma pronta recuperação ao grande cruzeirense Adilson Batista, que sofreu um enfarte e está internado em um hospital de Curitiba. A nação azul está unida em uma corrente de fé e boas vibrações pelo nosso ex-atleta, ex-treinador e ídolo eterno”, escreveu.

O treinador tem passagens por alguns dos principais clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, Santos, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Athletico-PR, América-MG e Atlético-GO. Sem trabalhar nesse momento, possui residência em Curitiba.

Fonte: Metrópoles

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat