UFC: Com show de técnica, Robert Whittaker vence Kelvin Gastelum por pontos

Com uma verdadeira aula de MMA por cinco rounds, o australiano Robert Whittaker mostrou que é um real desafiante ao cinturão do peso-médio do UFC. Com muita técnica tanto na luta em pé quanto no chão, o ex-campeão dominou o americano Kelvin Gastelum na luta principal do evento realizado neste sábado em Las Vegas e venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 50-45).

– Me sinto no topo do mundo. A chave da minha vitória foi a velocidade. Também treinei muito o wrestling para esta luta com meu companheiro Jacob Malkoun, e nós dois saímos vencedores hoje. Agora quero enfrentar Israel Adesanya em setembro, quando as lutas voltarem à Austrália. Acho que conseguiremos encher a arena – disse Whittaker após a luta.

A luta começou com os dois lutadores buscando os chutes baixos e Whittaker mostrando que marcou o movimento de chute de Gastelum ao atacar com overhands o americano a cada chute. Com a guarda baixa, Whittaker acertou um chute alto em cheio na cabeça do americano, abalando-o. Aproveitando que Gastelum ainda estava sob efeito do golpe, o australiano conseguiu a derrubada, ficando por cima no chão. O americano conseguiu levantar-se nos últimos segundos, mas não teve tempo de atacar.

Mostrando muita tranquilidade no combate, Whittaker continuou dominando a luta no segundo round. Mostrando superioridade tanto na trocação quanto na luta agarrada, o australiano conduzia o combate mostrando maior volume de golpes e usando sua maior envergadura para evitar as aproximações de Gastelum. Dominando a distância tanto para se esquivar quanto para aplicar jabs contundentes, o ex-campeão não dava chances ao americano.

Kelvin Gastelum tentou ser mais agressivo no terceiro round, mas a movimentação de Robert Whittaker atrapalhava os planos do americano. Com a distância controlada, o ex-campeão atacava na hora certa, e evitava os diretos de Gastelum, que se afobava para golpear e facilitava o trabalho do ex-campeão. Com muita precisão e variação de golpes, Whittaker pontuava com tranquilidade.

Após ficar em desvantagem também no quarto round, Kelvin Gastelum foi para o quinto round disposto a partir para o tudo ou nada. Mostrando mais agressividade, o americano tentou encurralar Robert Whittaker, mas o australiano manteve a sua ótima movimentação e o controle da distância para evitar os ataques do rival e conectar golpes precisos que minavam a tentativa de reação de Gastelum. A dois minutos do fim da luta, o ex-campeão conseguiu uma derrubada que sepultou as chances do americano na luta.

CARD PRINCIPAL
Robert Whittaker venceu Kelvin Gastelum por decisão unânime (triplo 50-45)
Andrei Arlovski venceu Chase Sherman por decisão unânime (triplo 29-28)
Jacob Malkoun venceu Abdul Razak Alhassan por decisão unânime (triplo 30-27)
Tracy Cortez venceu Justine Kish por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
Luis Peña venceu Alexander Muñoz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Alexandr Romanov venceu Juan Espino por decisão técnica dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Jessica Penne venceu Lupita Godinez por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Gerald Meerschaert venceu Bartosz Fabinski por finalização aos 2m do R1
Austin Hubbard venceu Dakota Bush por decisão unânime (triplo 29-28)
Tony Gravely venceu Anthony Birchak por nocaute técnico a 1m31s do R2

Fonte: G1