Flamengo goleia Unión La Calera e se mantém na ponta do Grupo G da Libertadores

Sem precisar acelerar muito, o Flamengo goleou o Unión La Calera por 4 a 1, nesta terça-feira, no Maracanã. A vitória deixa o rubro-negro muito confortável no Grupo G na Libertadores, como único time com duas vitórias. A equipe lidera com seis pontos, e enfrenta a LDU, em Quito, na próxima semana. O time equatoriano está em segundo lugar, com 4 pontos, após vencer o Vélez Sarsfield.

O jogo na altitude equatoriana promete ser o mais difícil da primeira fase. Lá, o time precisará de uma postura mais agressiva. Contra o time chileno, nesta terça-feira, a equipe de Rogério Ceni se contentou com um jogo de menos posse de bola e, em boa parte do jogo, lento. Aceitou a marcação cerrada do La Calera.

Mas o atual campeão brasileiro exala qualidade técnica. Duas ou três jogadas azeitadas pelos homens de frente, com um pouco mais de agressividade, foram suficientes para encontrar o gol. No casos, os gols. Numa jogada típica do Flamengo dos últimos anos, a bola passou de pé em pé até Gabigol receber um presente de Arrascaeta para abrir o placar.

A equipe chilena subiu para pressionar o Flamengo. Erro mortal. Uma roubada de bola de Everton deu o contra-ataque que acabou no segundo gol, agora de Arrascaeta, que tabelou com Bruno Henrique.

O 2 x 0 no placar acomodou ainda mais o time. Sem a bola no pé, o time ainda não encontrou o entrosamento perfeito no sistema defensivo. Ainda deixa a desejar na recuperação da bola, e dá espaços cruciais ao adversário. Foi numa bola nas costas da defesa que o La Calera diminuiu com Sáez, que entrou no segundo tempo junto com Valdivia.

Ambos deram nova cara aos chilenos. O risco de levar o empate aumentava à medida que o Flamengo não imprimia sua intensidade. Bastou impor alguma agressividade para a equipe rondar a defesa adversária com perigo. Exemplo de quando  Gabigol foi empurrado na área e todo o time pediu pênalti. Mas o equívoco da arbitragem não interferiu no placar. Em duas roubadas de bola, o placar elástico se configurou. Primeiro na jogada do trio Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel, que recebeu livre e chutou cruzado para marcar seu 14º gol na Libertadores pelo rubro-negro.

Já no fim, com o sangue novo de Vitinho e Pedro, reservas que brigam pelo lugar no time, a vitória foi encerrada com um golaço. Vitinho rolou para Pedro que completou com uma cavadinha.

Fonte: Extra