Calor extremo leva França a ativar alerta vermelho pela primeira vez

O serviço meteorológico francês ativou hoje pela primeira vez o alerta de calor extremo, com quatro departamentos no sul colocados no nível vermelho de vigilância devido às previsões de temperaturas de 42 a 45 graus nos próximos dias.

Criado a seguir com a onda de calor de 2003 e nunca ativado antes, o alerta foi ativado esta tarde pelo Méteo France e está em vigor até à tarde de sexta-feira em quatro regiões situadas no sul do país: Bouches-du-Rhône, Gard, Hérault e Vaucluse. Este serviço informou que há previsão que as temperaturas possam atingir os 45 graus Celsius nessas regiões, alertando que o fenômeno de calor extremo será “intenso”.

A temperatura bateu mesmo recordes absolutos num mês de Junho esta quinta-feira, ao registar-se 41,5 graus em Saint-Julien-de-Peyrolas, perto de Avignon, no departamento de Gard.

Entre alguns dos pontos mencionados pela Méteo France, em um aviso aos cidadãos, está o fato desta onda de calor afetar toda a população e não apenas as pessoas consideradas mais vulneráveis.

Este episódio de calor fez com que a circulação de transportes fosse modificada em grandes cidades como Paris, fazendo com que apenas circulem carros com placasrecentes e menos poluentes.

Ao mesmo tempo, os comboios franceses estão aceitando, de forma gratuita, cancelamentos de reservas e mudanças de bilhetes devido ao calor.

Os alertas para o consumo de água e outros conselhos à população continuam sendo difundidos pelos meios de comunicação e nos transportes. Algumas cidades decidiramfechar as escolas durante esta quinta e sexta-feira devido ao calor extremo.

Fonte: Notícias ao Minuto