Kim Jong-un esteve em lançamento de mísseis, diz mídia norte-coreana

Órgãos de comunicação estatal da Coreia do Norte informaram que o líder supremo, Kim Jong-un, observou pessoalmente nessa terça-feira (6) o lançamento de um novo tipo de míssil guiado tático.

De acordo com a imprensa, os dois mísseis atingiram com precisão uma ilhota-alvo e comprovaram o seu real poderio militar. Segundo o artigo, Kim elogiou o lançamento, dizendo que vai servir de advertência para os exercícios militares que estão sendo realizados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Ontem, a Coreia do Norte lançou dois projéteis em direção ao Mar do Japão, desde a província de Hwanghae do Sul, no Sudoeste do país. A chefia do Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul declarou que ambos seriam mísseis balísticos de curto alcance.

Estados Unidos

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos (EUA), John Bolton, disse que os dois projéteis lançados pela Coreia do Norte na terça-feira parecem ter sido mísseis balísticos. Ele acrfescentou que o presidente Donald Trump está observando cuidadosamente a situação.

Para Bolton, que falou à rede de televisão Fox News, a Coreia do Norte parece estar conduzindo uma série de testes para fazer com que seu sistema de lançamento de mísseis fique completamente operacional.

O conselheiro disse que Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, entendem que Pyongyang não vai lançar mísseis balísticos intercontinentais de longo alcance.

O lançamento foi o quarto realizado em menos de duas semanas, mas Trump diz que a Coreia do Norte não teria violado seu acordo com os Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil