Casal abre restaurante com mesa para apenas uma pessoa na Suécia.

Värmland, localizado a cerca de 350 quilômetros de Estocolmo, na Suécia, receberá um restaurante diferente a partir do próximo domingo (10). Em meio à pandemia do novo coronavírus, a novidade oferecerá experiências individuais, servindo apenas uma mesa, com uma pessoa, por dia.

Rasmus Persson e Linda Karlsson são os responsáveis pelo conceito único, que ficará aberto até o dia 1º de agosto. Em entrevista à CNN, o casal disse que não permitirá espectadores durante o funcionamento do restaurante, chamado “Bord för en” (“Mesa para Um”, em português). A mesa, inclusive, fica do lado de fora da casa, no jardim, e recebe a comida por uma cesta.

O cardápio é inspirado nas viagens e memórias de Persson. Já o preço ficará por conta dos clientes, que escolherão quanto querem pagar pela refeição. “Queremos evitar a sensação de sermos observados enquanto você come sua comida. Todos estamos enfrentando tempos difíceis e há pessoas que perderam o emprego, um ente querido ou até mesmo a mente”, disseram.

A ideia surgiu apesar de a Suécia ter adotado medidas não tão restritas quanto as de outros países para o combate ao novo coronavírus. “Eu tive um sonho sobre ser socialmente aceitável jantar sozinho, e talvez agora estamos chegando lá? A mera imagem da cadeira e mesa solitárias é um chamado para experiências individuais”, considerou Karlsson.

Desenvolvida por cientistas e apoiada pelo governo, a estratégia da Suécia de não impor medidas de isolamento social à grande parte da população é amplamente apoiada no país. Mas, apesar da ausência de uma quarentena, a vida não segue normalmente no país.

De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, a Suécia tem 23.216 casos confirmados de covid-19 e 2.854 mortes causadas pelo novo coronavírus.