Dinamarca é o 1º país da Europa a abandonar vacina da AstraZeneca

O governo da Dinamarca é o primeiro da Europa a decidir retirar a vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 do seu programa de imunização. A medida foi tomada para evitar os casos raros de coágulos sanguíneos pós-imunização.

“Baseando-se em análises científicas, nossa avaliação geral é de que existe um risco real de efeitos colaterais graves associados ao uso da vacina anti-Covid-19 da AstraZeneca. Portanto, decidimos remover a vacina de nosso programa de imunização”, explica o diretor-geral da Autoridade Sanitária da Dinamarca, Soren Brostrom, em comunicado.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já confirmou que há relação clara entre a vacina da AstraZeneca e os casos de coágulos sanguíneos, mas pediu que os países continuem aplicando o imunizante, uma vez que o benefício da vacina contra a Covid-19 é muito maior que o risco. O efeito colateral é considerado muito raro, com frequência de um caso a cada milhão de doses aplicadas.

A Dinamarca diz concordar com a avaliação da EMA, afirma que a decisão é complicada, mas o país tem outras vacinas à disposição e considera a pandemia atualmente sob controle. Nessa terça (13/4), foram diagnosticados 563 novos casos e três mortes em decorrência da Covid-19. Cerca de 17% da população já foi imunizada.

O país europeu também decidiu suspender a aplicação da vacina da Johnson & Johnson, que está sob análise nos Estados Unidos também pelo risco de coágulos sanguíneos pós-imunização.

Fonte: Metrópoles