Vietnã detecta cepa híbrida de variantes de Covid-19 da Índia e do Reino Unido

As autoridades no Vietnã detectaram uma nova variante do coronavírus que é uma combinação das variantes da Covid-19 da Índia e do Reino Unido e se espalha rapidamente por via aérea, disse o ministro da saúde no sábado (29/05).

Depois de conter o vírus com sucesso durante a maior parte do ano passado, o Vietnã está lutando contra um aumento nas infecções desde o final de abril, responsável por mais da metade do total de 6.713 casos registrados no país. Até agora, houve 47 mortes.

“O Vietnã descobriu uma nova variante da Covid-19 combinando características das duas variantes existentes encontradas pela primeira vez na Índia e no Reino Unido”, disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em um comunicado. “A nova variante é muito perigosa”, acrescentou.

O país do sudeste asiático havia detectado anteriormente sete variantes do vírus: B.1.222, B.1.619, D614G, B.1.1.7 – conhecido como variante do Reino Unido, B.1.351, A.23.1 e B.1.617.2 – o “indiano variante”.

“A nova é uma variante indiana com mutações que originalmente pertencem à variante do Reino Unido”, disse Long, acrescentando que as autoridades em breve anunciariam o nome e as características detalhadas da variante recém-descoberta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou quatro variantes do SARS-CoV-2 de preocupação global. Isso inclui variantes que surgiram primeiro na Índia, na Grã-Bretanha, na África do Sul e no Brasil.

Funcionários da OMS não responderam imediatamente a um pedido de comentários sobre a nova variante identificada no Vietnã.

Estudos de laboratório revelaram que a nova variante é muito mais transmissível do que os tipos anteriormente conhecidos, pois em ambiente de análise o vírus se replicou muito rapidamente, afirmou Long.

Ele disse que isso poderia explicar porque tantos novos casos surgiram em diferentes partes do país em um curto período de tempo.

Fonte: CNN