Siga as Redes Sociais

Notícias

Casos de dengue aumentaram 138,9% no PI somente esta semana

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Os casos de dengue no Piauí tiveram um aumento de 138,9%, somente esta semana. Os dados são do 20° Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta sexta-feira (24).

Nessa semana, o Piauí registrou um total de 2.575 notificações provenientes de 109 municípios. Em 2018, foram registradas 1.078 notificações em 68 municípios.

Os municípios com maior incidência de casos foram Pavussu, Cristino Castro, Rio Grande do Piauí, Eliseu Martins e Alvorada do Gurgueia.

No que diz respeito à febre Chikungunya, a redução registrada foi de 5,3% em relação ao mesmo período de 2018. O Boletim mostra ainda que foram 306 notificações em 22 municípios, enquanto que em 2018 foram 323 notificações em 32 municípios.

As notificações de Zika apresentaram uma redução de 52,2% em relação a 2018. No ano passado foram 23 notificações em 09 municípios, ao passo que em 2019 foram 11 notificações em 07 municípios.

O boletim apontou ainda que houve um óbito referente a dengue, a mesma quantidade do ano passado.

Piauí

TCE-PI suspende aplicação de multas por atraso na prestações de contas do Estado e Municípios

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deliberou pela suspensão, temporária, da aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas, a pedido da Secretaria de Controle Externo (SECEX) do Tribunal.

Segundo o órgão, a medida foi tomada “visando suprir as dificuldades no envio das prestações de contas dos entes estaduais e municipais, ocasionadas por uma instabilidade nos sistemas internos da Corte de Contas”.

A aprovação da suspensão de aplicação de multa foi decidida na sessão plenária de quinta-feira (04), por unanimidade, ficando da seguinte forma: suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas dos jurisdicionados municipais (SAGRES-Contábil, SAGRES-Folha e Documentação Web) e demais documentos e informações, no seguinte prazo: as prestações de contas de dezembro de 2020 (6º Bimestre / 3º Quadrimestre / 2º Semestre / Mensal) com prazo até 08 de março, segunda-feira.

Quanto aos jurisdicionados estaduais, suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas mensais através do sistema Documentação Web, no seguinte prazo: a prestação de contas de janeiro de 2021 também com prazo até 08 de março de 2021.

As instabilidades verificadas decorrem de alterações recentes nos normativos de prestações de contas, que levaram à necessidade de adaptações em nossos sistemas internos. Como a instabilidade dificultou o envio tempestivo das prestações de contas por parte de nossos jurisdicionados, entendemos que o gestor não poderia ser penalizado, o que motivou a solicitação da SECEX ao Colegiado”, explicou Luis Batista, secretário de Controle Externo do TCE-PI.

Continue Lendo

Municípios

Adolescente morre afogado em lago no Norte do PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

Um adolescente identificado como Rayan de Jesus Santos, de 15 anos, morreu nesta sexta-feira (05/03), após se afogar em um lago na localidade Lagoa Grande, na zona Rural da cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo testemunhas, o jovem estava nadando com colegas em uma parte rasa do local, quando caiu em um buraco. Ele ainda chegou a pedir por socorro, mas desapareceu nas águas. O corpo foi encontrado por um grupo de pescadores que estavam ajudando nas suas pelo garoto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte de Rayan. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Com informações do Portal do Rurik

Continue Lendo

Notícias

Horário de vacinação em pontos de drive thru são estendidos em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou na tarde de hoje (05/03), que estendeu o horário de quatro postos de drive-thru, que estão vacinando idosos de 83 e 84 anos contra a covid-19 até as 17h.

Os locais onde estão ocorrendo a imunização são:

  • 1 – Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Pirajá;
  • 2 – Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro;
  • 3 – ADUFPI – Av. Universitária, 391, Ininga;
  • 4 – Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.

A Fundação ainda divulgou que a mesma dinâmica será usada na vacinação deste sábado (06/03), e os cinco postos estarão abertos das 9h às 17h, vacinando idosos de 81 e 82 anos:

  • 1 – Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Pirajá;
  • 2 – Centro Universitário UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Uruguai;
  • 3 – Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro; 4 – ADUFPI – Av. Universitária, 391, Ininga;
  • 5- Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.

Àqueles que não puderem comparecer aos postos de vacinação Drive Thru, podem agendar sua imunização no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde. Caso o paciente não tenha acesso à internet, ele pode se dirigir à UBS mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento no SAME (setor de marcação de consultas) da unidade.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat