Piauí registra 20 crimes violentos no período do Carnaval

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI) divulgou nesta quinta-feira (07), o relatório da ‘Operação Carnaval 2019’. Os dados apresentados pelo Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal (NUCEAC), apontam que no período carnavalesco aconteceram 20 mortes e 92 pessoas foram presas e/ou apreendidas em todo o estado.

Foram 20 casos de crimes violentos letais intencionais (CVLI), sendo 1 feminicídio, 14 homicídios dolosos, 4 roubos seguidos de morte e 1 homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. Esse tipo de crime teve maior incidência em Teresina, que registrou 09 homicídios e 1 roubo seguido de morte.

O relatório também aponta a ocorrência de crimes letais nas cidades de Parnaíba (2), Barras (1), Caraúbas (1), Colônia do Piauí (1), Conceição do Canindé (1), Francisco Ayres (1), Nazaré do Piauí (1), Picos (1) e São Raimundo Nonato (1) .

O secretário de segurança do estado, Rubens Pereira, destacou que os dados apresentam um resultado positivo para as ações realizadas pela polícia.

“Esses são números bem claros. É importante também destacar que alguns desses eventos não estão ligados à festa carnavalesca e são provenientes de brigas pessoais. No geral, tivemos bons resultados, uma vez, que algumas cidades que tiveram eventos carnavalescos não apresentaram nenhuma CVLI”, afirmou o secretário.

Outras ocorrências criminais

Os dados ainda revelam que no período 01 a 05 de março, foram atendidas 228 ocorrências de roubo, 98 de furtos, 2 de estupro, sendo um de vulnerável, 3 casos de violência doméstica e 40 de roubos de veículos.

Em Teresina foram 40 roubos de veículos, 174 roubos e um caso de estupro de vulnerável; Na cidade de Luis Correia ocorreram sete roubos, 47 furtos e um caso de violência doméstica;

Em Parnaíba forma 21 roubos, 19 furtos, um caso de violência doméstica e um estupro; A cidade de Floriano registrou 24 roubos, 28 furtos e um caso de violência doméstica; E em Água Branca foram registrados dois roubos, quatro furtos e um caso de violência doméstica.

Foto: Rômulo Piaulino/PMT