Siga as Redes Sociais

Notícias

Wellington Dias assina decreto que suspende ordens de serviço para novas obras no estado

O estado justificou a medida alegando a “reforma administrativa em curso”

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT), suspendeu por tempo indeterminado a emissão de ordens de serviço para realização de novas obras com utilização de recursos do Tesouro Estadual. O decreto, foi assinado no último dia 12 de março.

Na data, também foi revogada o decreto 17.113, de 20 de abril de 2017, que permitia todas as secretarias e coordenadorias do estado, “dotadas de capacidade técnica e operacional”, a realizar obras públicas.

A medida determina que as obras poderão ser feitas somente mediante a autorização da Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados, que analisará “o objeto e a disponibilidade de recursos”. E mesmo as ordens de serviço já emitidas, até a data do decreto, poderão ser suspensas.

O estado justificou a medida alegando a “reforma administrativa em curso e a alteração da organização administrativa e da competência nos órgãos e entidades no âmbito do Poder Executivo”.

As ações do governador, no entanto, contrariam seu discurso de campanha eleitoral, onde ele engrandecia a execução de obras por todo o estado. “Temos hoje mil obras em todo o estado, entre calçamento, rodovias, isso no momento de crise. São poucos que fazem isso”, dizia Wellington Dias.

Brasil

Festa surpresa deixa seis com Covid-19 e 16 da mesma família com suspeita: ‘Pesadelo’

Avatar

Publicado

em

Uma festa de aniversário surpresa se tornou um pesadelo para uma família do interior paulista, após seis serem contaminados e 16 terem sintomas de Covid-19. Filhos e netos de Registro, cidade do Vale do Ribeira, tiveram suspeita ao se reunirem no início de outubro para comemorar o aniversário do patrono, que completou 70 anos. “Se tornou um grande pesadelo”, desabafa a filha Lucieny Moura, de 41 anos.

Lucieny é técnica de enfermagem e relatou neste sábado (31) que, três dias após a festa surpresa do pai, os familiares começaram a ter diarreia, vômito, perda de apetite, fraqueza e dores de cabeça e musculares. Ela passou a apresentar sintomas a partir do sétimo dia, quando começou a sentir muitas dores.

Os familiares começaram, então, a procurar unidades de saúde. A técnica explica que nem todos conseguiram fazer os testes, e quem trabalhava em home office ou os estudantes não chegaram a fazer o teste, por já estarem em isolamento. Da família, Lucieny, o esposo, o irmão, a cunhada e os pais fizeram a testagem, e todos receberam a confirmação da doença. “Os sintomas foram os mesmos, até mesmo em quem não testou”, explica.

Alguns familiares moram em São Vicente, no litoral paulista, e o irmão dela em Minas Gerais. Ela relata que todos ficaram em isolamento por duas semanas, até a melhora nos sintomas. Apesar das dores fortes, ninguém precisou ser internado. “Estamos bem, graças a Deus. Meu marido está melhor, mas continua com complicações de diabetes”, comenta.

Lucieny conta que toda a família era extremamente cuidadosa, e por isso decidiu se reunir. Após o episódio, ela comemorou a recuperação nas redes sociais e publicou um texto alertando amigos sobre o perigo. “Para mim, foi uma surpresa, pelo tanto que me cuidava. O pessoal está me malhando por ser da enfermagem, mas, acima de tudo, eu sou um ser humano. Todos nós que saímos para trabalhar somos linha de frente, eu fiz a postagem para alertar disso”, completa.

Ver irmãos, sobrinhos, filhos e pais passarem por essa situação foi complicado para a técnica. “Foram dias muito difíceis”, relembra. Agora, ela comemora que a família esteja bem, mas decidiu usar a experiência para conscientizar pessoas.

Fonte: G1

Continue Lendo

Piauí

Mercado Municipal do Jacinta Andrade retoma atividades após reforma

Avatar

Publicado

em

Os permissionários do Mercado Municipal do Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, retomaram neste sábado (31) suas atividades de maneira mais adequada e confortável. Com investimento de R$ 80 mil oriundos de recursos próprios do município, o espaço foi totalmente requalificado e adaptado seguindo as exigências da vigilância sanitária e meio ambiente. Nesta manhã, o prefeito Firmino Filho visitou o local para ver de perto a nova estrutura.

“Esse mercado é fruto da mobilização da comunidade e não tenho dúvida que será um sucesso aqui na região. Tem tudo para se transformar em um ponto de referência do Jacinta Andrade”, comentou o prefeito.

Para garantir um retorno seguro, os cerca de 50 permissionários que iniciarão suas atividades esta semana estão sendo direcionados à Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi para fazerem o teste da Covid-19. “A Prefeitura quer garantir um ambiente seguro para todos. Essa UBS é uma das que atende síndromes gripais, com estrutura adequada para testagem, e funciona de domingo a domingo, estando preparada para receber os trabalhadores do mercado de acordo com a disponibilidade deles”, explica Darliana Teixeira, coordenadora da UBS.

A obra de requalificação geral do mercado contou com a substituição de portas, uma nova instalação elétrica e reforma de banheiros e pias. Foram colocadas ainda rampas de acessibilidade para as pessoas que têm mobilidade reduzida. Além dos espaços para hortifrutigranjeiros, dez boxes foram destinados para vendas de produtos diversos, podendo abrigar um total de 67 permissionários.

O mercado vai atender a população não só do Jacinta Andrade, mas também de toda a grande Santa Maria da Codipi. “Essa região era carente de um local de comércio assim. Aqui temos produtos saudáveis e diversificados, como hortifruti, carnes e cereais, além de lanchonetes. Convidamos toda a população para aproveitar esse espaço”, disse Maria de Jesus, presidente dos permissionários do mercado do Jacinta Andrade.

Railane Tâmara é uma das permissionárias que está iniciando suas atividades. Ela e o marido Jadison são moradores do Jacinta Andrade e têm um box na área frigorífica no mercado, trabalhando especialmente com peixes. “Fiquei muito feliz por ter um espaço como esse para a venda aqui na nossa comunidade. É uma oportunidade que a gente não tinha e estamos aproveitando muito”, comentou.

Continue Lendo

Piauí

Motociclista morre durante grave acidente na BR-343 no Norte do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um motociclista de 30 anos, de identidade não revelada, morreu durante um grave acidente na noite dessa sexta-feira (30) na BR-343, no KM 101,0, na cidade de Cocal, no Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motocicleta colidiu na traseira do veículo de carga que estava estacionado no acostamento devido problemas mecânicos. Os policiais verificaram também que a vítima fatal não possuía habilitação.

A Polícia Civil e o IML foram acionados para as providências cabíveis. Não temos imagens do acidente.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat