'Se a Previdência fosse equilibrada o governo não teria nenhum atraso', diz Rafael Fonteles

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, apresentou nesta quinta-feira (21), o relatório financeiro do último quadrimestre de 2018 aos deputados na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Durante a apresentação, o secretário apontou um crescimento das receitas tributárias em 17,6%. No entanto, pediu paciência, afirmando que as despesas do estado cresceram acima da inflação, destacando a questão previdenciária.

“Mesmo com esse esforço tributário, nós tivemos um crescimento de 9% nas despesas, com uma variação acima da inflação. E destrinchando os cálculos, é possível observar que o que cresceu bem acima, em torno de 14%, foi a folha de inativos, com aquela velha história que a gente sempre traz aqui, que o Piauí só tem déficit fiscal porque tem déficit previdenciário. Em outras palavras, se a Previdência Estadual dos servidores fosse equilibrada, nós não teríamos nenhum atraso e mais algumas centenas de milhões para aplicar em investimentos”, disse o secretário.

O secretário ainda pediu apoio dos deputados para o que chamou de ‘sacrifício de 2019’, pois segundo ele, mesmo com o esforço tributário, o País passa por um momento de crise e o estado tem que se adequar ao período.

“O país continua em crise e temos que nos adequar à realidade. No ano de 2019, muitos mais do que nos anos anteriores, o governo está promovendo um forte ajuste fiscal. Sabemos que a redução das despesas gera impactos políticos. Essa medida, serve para que tenhamos um 2020 melhor”, afirmou o gestor.