Siga as Redes Sociais

Notícias

Jovem fica ferido após colidir carro em caminhonete em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto ilustrativa

Uma acidente envolvendo um Fiat Uno e uma caminhonete modelo Hillux deixou uma pessoa ferida, na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo ao Centro de Convenções, nesta sexta-feira (08), em Teresina.

Informações dão conta de que o condutor do Fiat Uno colidiu na traseira da Hilux, que estava parada. O motorista da caminhonete aguardava para realizar um retorno. Ele seguia sentindo a Ponte Juscelino Kubitschek.

Com o impacto, o Fiat Uno foi parar do outro lado da pista, e seu condutor, identificado como Paulo Giovani Brito, de 20 anos, sofreu um ferimento no rosto, causado pelos estilhaços, além de algumas escoriações pelo corpo.

O jovem foi atendido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina.

A Strans também esteve no local para controlar o trânsito.

Piauí

Piauí registra 30 óbitos e 1.334 casos de coronavírus em 24 horas

Avatar

Publicado

em

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (08), através de boletim epidemiológico, que foram registrados até o momento 884 óbitos e 29.745 casos de coronavírus no Piauí. Nas últimas 24 horas, foram registrados 30 óbitos por Covid-19 e 1.334 casos de pacientes com coronavírus.

Segundo a Sesapi, os últimos óbitos foram 17 homens e 13 mulheres. As vítimas do sexo masculino tinham idades que variavam entre 39 a 95 anos, e eram de Água Branca, Barras, Buriti dos Lopes, Cocal, Lagoa Alegre, Manoel Emídio, Parnaíba, Picos, Piripiri, Teresina e União. Já as mulheres tinham idades que variavam de 34 a 95 anos, e eram dos municípios de Amarante, Barras, Esperantina, José de Freitas, Parnaíba, e Teresina.

Não houve alteração na quantidade de cidades, com casos de Covid-19. Permanece 213 municípios do Piauí com registros da doença.

Retificação

Seis óbitos registrados no banco de dados do Cievs foram retificados. Após investigação da Vigilância Epidemiológica dos municípios, um óbito sai de Luís Correia para Buriti dos Lopes, que passa a ter 7 mortes pelo novo coronavírus. Outro sai de Teresina e passa para o município de Amarante, que passa a contar com 1 óbito.

Além disso, três óbitos saem de Teresina, dois por duplicidade no sistema por erro de digitação na unidade notificadora, e o outro porque o paciente é de Santa Inês-MA. Também sai um óbito de Miguel Alves, que por erro de digitação na unidade notificadora, foi incluído duas vezes na lista.

Continue Lendo

Brasil

MEC remarca Enem 2020 para janeiro e fevereiro de 2021

Karytha Leal

Publicado

em

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020 será realizado no começo de 2021, e não mais em novembro deste ano. A informação foi divulgada hoje por Antonio Paulo Vogel, secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação) em entrevista coletiva, confirmando o adiamento da prova.

As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação do Enem será nos dias 24 e 25 de fevereiro, com resultados a partir de 29 de março.

O agendamento é reflexo da pandemia do novo coronavírus e das consequentes medidas de isolamento social – que afetam não apenas a própria preparação dos alunos durante o ano letivo como também influenciariam a realização das provas nas salas de aula. A discussão ganhou força nos últimos meses.

Em maio, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu a possibilidade de adiar a realização do exame. A pressão chegou ao Congresso Nacional, que aprovou o adiamento em projeto no Senado.

Antecipando-se à votação na Câmara dos Deputados, Weintraub anunciou uma votação entre os alunos para a definição do calendário e admitiu a possibilidade de remarcar a avaliação para uma nova data, “de 30 a 60 dias” depois da data originalmente prevista.

Ainda em maio, as inscrições foram prorrogadas — o prazo final, então no dia 22, foi jogado para o dia 27. O ministro, porém, se mostrou satisfeito com o volume de inscrições feitas dentro do prazo original. “Praticamente todo mundo que ia se inscrever já se inscreveu (…), nem precisava ter adiado”, afirmou Weintraub no dia 25 daquele mês. No fim, 5.783.357 inscrições foram feitas.

No começo de julho, saiu o resultado da votação, que reuniu 1.113.350 de votos. 49,7% das pessoas votaram pela prova em maio de 2021: 553.033 (49,7%) optaram pela prova em maio de 2021.

392.902 (35,3%) votaram pela prova em janeiro 2021, 167.415 (15%) optaram pela prova em dezembro de 2020.

A enquete oferecia três opções de datas para as provas, tanto impressas quanto digitais:

Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 / Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021 Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 / Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021 Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021 / Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.

Fonte: Uol

Continue Lendo

Saúde

Coronavírus: Cabines de desinfecção trazem riscos à saúde, alerta parecer do CRM-PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um parecer técnico emitido pelo Conselho Regional de Medicina, apontou que a utilização de câmaras ou cabines de desinfecção, instaladas em muitos locais públicos, com objetivo de combater o coronavírus, na verdade pode trazer danos à saúde das pessoas.

Segundo o parecer, não foram encontradas evidências científicas de que o uso dessas estruturas para desinfecção seja eficaz no combate ao SARS-CoV-2 e alerta que a borrifação de produtos antissépticos sobre seres humanos tem potencial para causar lesões dérmicas, respiratórias, oculares e alérgicas. Dessa forma, em caso de problemas de saúde nós usuários, o responsável pela ação pode responder em eferea penal, civil e administrativamente.

“A adoção desse tipo de mecanismo não tem eficácia comprovada de prevenção e pode causar danos à saúde de quem se submete à desinfecção com saneantes aplicados diretamente sobre a pele e as vestimentas; De forma equivocada, o uso dessas estruturas pode dar aos cidadãos a falsa sensação de segurança, levando-os a negligenciar práticas de prevenção convencionais, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão (ou álcool gel), a desinfecção de superfícies, e o uso de máscaras”, diz trecho do parecer.

Com base nas informações, o CRM-PI aconselha que as estruturas (câmaras, cápsulas, cabines e túneis) para a desinfecção de pessoas, sejam evitadas.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat