Ministro diz que vazamento de foto da prova não causou danos ao Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou nesse domingo (10), que houve divulgação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, mas, segundo ele, isso não configura vazamento porque aconteceu após o início das provas e não há prejuízo à sociedade.

“Não teve nada a ver com a estrutura em si”, defendeu Weintraub. “Indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, estatisticamente irrelevantes, antes do final da prova, antes do adequado, se comportaram de maneira inadequada.”

No segundo dia do Enem, pelo menos 371 candidatos foram eliminados, segundo afirmou Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Certas situações vão ocorrendo e vão chegar para nós depois. Temos 371 casos confirmados de eliminação no segundo dia do Enem 2019. Esse número deve crescer porque ainda não temos todas as informações”, afirmou ele.

Piauí

No Piauí, dois estudantes foam eliminados devido ao toque do celular durante a realização da prova, nas cidades de Teresina e Piripiri. Na ocasião, oito escolas ficaram sem energia no início da aplicação do segundo dia de provas, as ocorrências aconteceram em: Batalha, Amarante, Água Branca, Castelo do Piauí, Oeiras, Teresina e Buriti do Lopes.

“Dos oito pontos em que foi registrado falta de energia, seis foram problemas internos nos locais de prova. Em todos os pontos a energia foi reestabelecida sem prejudicar a aplicação das provas”, informou a nota emitida pela Secretaria de Segurança do Piauí.