Projeto proíbe uso de canudos plásticos em estabelecimentos da capital

O vereados Dr. Lázaro (PPS) apresentou um projeto na Câmara Municipal de Teresina, que proíbe a comercialização e utilização de canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais e lanchonetes da capital.

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de diminuir os impactos causados pelo item na contaminação do meio ambiente.

“O mundo está discutindo muito papel do plástico, na sua capacidade de causar contaminação ao meio ambiente e na capacidade de trazer malefícios ao ser humano, e nesse sentido, o canudo se torna um vilão pelo fato de ser descartável e utilizado em grandes quantidades”, afirma o vereador.

O projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal, deve tramitar nas comissões técnicas da casa antes de ir para votação no plenário. 

Sobre os canudos plásticos

A vida útil de um canudo é de em torno 10 minutos, tempo em que geralmente é consumido uma bebida. Após isso, é descartado e pode levar até mil anos para se decompor completamente. Os canudos são apontados com grandes poluidores do meio ambiente, pois são feitos de polipropileno e poliestireno, materiais não degradáveis que, quando descartados de forma errada, se desintegram lentamente em pedaços menores que acabam sendo ingerido animais e peixes, quando esses chegam aos rios e aos oceanos. 

Uma alternativa aos canudos convencionais de plástico que hoje são usados na grande maioria dos estabelecimentos, pode ser a utilização de canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável. Eles devem estar embalados em envelopes também recicláveis ou biodegradáveis.