Siga as Redes Sociais

Notícias

Estudante é baleado em frente à escola na zona Norte de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um estudante foi baleado na tarde desta sexta-feira (29), no protão de entrada da Unidade Escolar Felismino Freitas, no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.

De acordo com testemunhas, o jovem, que é menor de idade, foi perseguido por um homem em uma moto, que disparou contra ele na calçada da escola. O aluno, ainda não identificado, foi atingido de raspão na região das costelas.

A polícia foi acionada e está apurando caso. O autor do disparo ainda não foi identificado. 

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), informou que o tiro não foi fatal e que não houve outros alunos atingidos. Ainda de acordo com a Sedu não houve nada mais sério e as aulas seguem normalmente.

Leia nota na íntegra!

No que se refere à ocorrência de tiroteio na parte externa da Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, no bairro Mocambinho, no início da tarde desta sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) explica que um atirador efetuou disparos contra um aluno na calçada da escola. O tiro não foi fatal, o aluno passa bem e não houve outros estudantes atingidos. Os pais do estudante atingido já compareceram a escola, a polícia foi acionada e está apurando o caso.

As aulas não foram interrompidas e seguem normalmente.

Brasil

Brasil tem 11º recorde seguido na média diária de mortes por Covid-19

Avatar

Publicado

em

Com mais 1.555 mortes registradas, a média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19 no Brasil bateu recorde pelo 11º dia consecutivo e chegou a 1.443 neste sábado (6/3). O indicador, em comparação com o verificado há 14 dias, sofreu acréscimo de 39%, demonstrando avanço da doença.

Em relação aos infectados, foram 69.609 nas últimas 24 horas. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 264.325 vidas para a doença e computou 10.938.836 casos de contaminação.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda. Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso da doença registrado no país.

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Fonte: Metrópoles

Continue Lendo

Piauí

Ciro Nogueira destina obras e investimentos que transformam a vida dos moradores de Elesbão Veloso

Avatar

Publicado

em

O senador Ciro Nogueira (PP) vem sendo um dos senadores mais atuantes no Brasil, com destinação de obras e investimentos, principalmente no estado do Piauí. Em Elesbão Veloso, o senador contribuiu na melhoria da saúde, educação, e infraestrutura do município.

Com os investimentos do senador, sete unidades básicas de saúde (UBS) na zona urbana, e duas na zona rural, foram abertas e recebem valores em custeio destinados por Ciro Nogueira. Além disso, duas ambulâncias foram entregues para a saúde de Elesbão Veloso.

Agora, é possível salvar mais vidas e evitar tragédias com os investimentos realizados na saúde. A dona de casa, Elizângela Maria, é um exemplo de como o atendimento rápido foi capaz de evitar um dano maior no seu estado de saúde depois que ela caiu em casa. “Se não tivesse o Samu, não teria como eu ir caminhando até o hospital. Eles vieram prontamente e eu fui muito bem atendida por eles. Foi fundamental”, explicou.

Já na educação, o senador destinou um ônibus escolar para o transporte dos alunos, que moram mais distantes da escola do município. Mais de 100 ventiladores foram instalados nas salas de aulas. E mais, na infraestrutura do município, mais de 20 ruas foram calçadas, com recursos assegurados pelo senador Ciro Nogueira.

Confira o vídeo!

Continue Lendo

Piauí

Laboratório Central do Piauí investiga variante do Coronavírus

Avatar

Publicado

em

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN-Piauí) encaminhou nove amostras colhidas em pacientes suspeitos de terem sido contaminados com a nova variante do coronavírus no Piauí ao Laboratório Central da Bahia (LACEN-Bahia) para sequenciamento genético.

O envio ocorreu por meio de Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que investiga mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil. Ainda não há previsão dos resultados ficarem prontos.

A nova variante do coronavírus tem preocupado médicos pelo alto poder de transmissão.  A diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, explica que são suspeitos de terem sido contaminados com nova variante, pacientes que foram hospitalizados com sintomas graves ou leves ou que evoluíram para óbito.

A diretora conta que a ideia inicial é enviar amostras semanalmente para sequenciamento na Bahia.  “O sequenciamento não é exame de diagnóstico. O protocolo deve continuar sendo cumprido. A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa”, explica Walterlene.

Até agora no Piauí só foi confirmado o registro de um caso da nova variante. Trata-se de um paciente que veio de Manaus. Seis amostras de pacientes manauaras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas apenas o resultado deste paciente ficou pronto.

Um sequenciamento genético de amostra de uma paciente do Reino Unido que esteve no Piauí também foi solicitada ao Instituto Aldofo Lutz e o Lacen do Piauí ainda aguarda o resultado.

O Ministério da Saúde explica que por meio de informações como o número de acúmulo de mutações, identificação de cadeias de transmissões locais e monitoramento da taxa de transmissão, cientistas são capazes de monitorar e entender melhor as mutações que ocorrem naturalmente nos vírus.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat