Siga as Redes Sociais

Notícias

Novo secretário diz sobre operações policiais na Seduc: “Nós estamos cientes dos problemas”

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Helder Jacobina pediu demissão da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), na última sexta, dia 29, alegando que agora irá se dedicar a questões pessoais. O pedido foi atendido pelo governador Wellington Dias (PT), que já nomeou um novo secretário para a pasta, Ellen Gera de Brito Moura, que exercia na Seduc a função de superintendente de Ensino Superior.

Na manhã desta segunda-feira (01), o novo secretário de Educação falou sobre as operações policiais, envolvendo fraudes em licitações e desvio de dinheiro público na Seduc.

“Nós estamos cientes dos problemas. Em reação às operações da polícia que acontecem e a secretaria acabou sendo envolvida, nós vamos sempre estar à disposição do poder judiciário para prestar os devidos esclarecimentos, e os serviços à sociedade, não vamos nos omitir da nossa responsabilidade em relação a isso. Tivemos casos recentemente falando da merenda, por exemplo, esse foi um fato específico da gestão de 2014. Hoje nós descentralizamos essa questão, onde ficou estabelecido que a própria escola realize a compra local da merenda, por entendermos que a escola tem muito mais propriedade para fazer isso”, disse o atual secretário à TV Cidade Verde.

O gestor ainda relatou dificuldades em finalizar alguns processos licitatórios de ordem financeira. “Infelizmente, alguns nós temos encontrado dificuldades para conseguir finalizar, entramos em um problema nacional de ordem financeira, onde isso tem tirado o fôlego do estado. E em algumas licitações, por exemplo, a gente não consegue encontrar nem a empresa”.

Permanência no cargo pós Reforma Administrativa

Ao ser questionado sobre sua permanência na secretaria, Ellen Gera não deu muitos detalhes e disse apenas que em cargos nesse porte o gestor sempre está interinamente.

“A gente sabe que todo cargo de confiança, nesse porte de uma secretaria é praticamente você estar interino o tempo todo. Na verdade, você tem um projeto a ser implementado, na reunião que tive com o governador, ele me falou do projeto de educação que tem para o estado, e é sobre esse projeto que a gente inicia nosso trabalho”.

O novo gestor ainda ressaltou que um dos projetos a ser iniciado envolve uma modalidade com os secretários do Estado, no qual se envolvem comprometimento de metas por meio de um contrato de gestão. 

“O governador deve implementar uma modalidade nova este ano com os secretários de Estado, que é ter um contrato de gestão, onde os secretários se comprometem em atingir meta, e eu acho isso muito importante, porque sou um servidor público e em todos os anos servindo o estado, sempre trabalhei olhando para metas”, disse.

Brasil

Memorial de vítimas da Covid-19 é inaugurado no Rio neste domingo

Avatar

Publicado

em

Um monumento para homenagear as vítimas da Covid-19 será inaugurado neste domingo (20) no Rio de Janeiro. Em aço oxidado, com 39 metros de comprimento e quase 3 toneladas de peso, a obra foi batizada de Memorial In-finito.

A peça foi instalada em uma área verde de 1,3 mil metros quadrados do crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Zona Portuária da cidade. No total, a obra tem espaço para 4 mil nomes e demorou uma semana para ser montada. Na manhã deste domingo, 30 famílias vão participar da inauguração e homenagear os seus familiares. 

O monumento faz parte das comemorações do movimento “Mundo Unido pela Vida'” que acontece em mais de 30 países, para celebrar a vida. 

O projeto arquitetônico, cuja concepção começou em junho e envolveu cerca de 50 profissionais de diversos estados e áreas de atuação, foi doado pelo Coletivo Crisa Santos Arquitetos à direção do Cemitério da Penitência, que investiu R$ 300 mil na execução da obra. 

A arquiteta Crisa Santos, autora da obra, teve a ideia de construir a peça no pico da pandemia depois de percorrer vários cemitérios do país. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Ela tem especialização em neurociência pela PUC/RS e há dez anos estuda o comportamento de enlutados, em parceria com médicos, psicólogos e outros especialistas. 

A arquiteta explica que “a idealização da obra a céu aberto foi para oferecer um local em que os visitantes possam meditar e se conectar com quem partiu. Isso ajuda a ressignificar a morte, especialmente na pandemia, que inviabilizou as despedidas”. 

O Rio de Janeiro chegou neste sábado (19) a 17.634 mortes e mais de 250 mil casos da doença. Somente no município do Rio são quase 100 mil casos de Covid-19. 

As famílias que quiserem ter o nome de seus parentes no monumento têm que apresentar a certidão de óbito com a causa da morte pela Covid-19 e pagar uma taxa de R$ 125.

O administrador do cemitério, Alberto Brenner Júnior, acrescenta que o memorial é extensivo às famílias fluminenses, independente do local onde foram enterrado. 

“Vamos acolher todas as pessoas que quiseram conhecer a obra e também fazer parte dela”, disse. 

Também serão homenageados os trabalhadores do setor funerário e de cemitérios. Segundo Brenner Jr., elas “foram ‘guerreiras’, verdadeiros heróis, pois dedicaram a entender os sentimentos das famílias, a acolhê-las com carinho e respeito, abdicando até mesmo da convivência com os seus familiares, já que precisavam preservá-los.”

Fonte: G1

Continue Lendo

Piauí

Carro pega fogo em terraço de residência na Vila Operária em Teresina

Avatar

Publicado

em

Um veículo, modelo Fiat/Stilo Attractive, ficou completamente destruído durante um incêndio no terraço de uma residência na madrugada desse domingo (20) na Alameda Parnaíba, localizada na Vila Operária, na zona norte de Teresina. Não houve registro de feridos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada e os bombeiros conseguiram controlar o incêndio no veículo e evitaram que as chamas atingissem a residência. Os moradores da casa ficaram impedidos de sair de dentro do imóvel, mas não ficaram feridos. O veículo ficou completamente destruído.

O Corpo de Bombeiros ainda informaram que não foi possível identificar as causas do incêndio, somente a perícia pode afirmar o que provocou as chamas. O caso será investigado.

Continue Lendo

Piauí

Coronavírus mata mais 12 pessoas em 24h no Piauí e há mais de 90 mil casos da doença

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesse sábado (19), que o estado do Piauí registrou em 24h, 12 óbitos e 309 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 90.370 casos confirmados e 2.037 mortes.

Conforme a Sesapi, 12 pessoas não resistiram às complicações da Covid-19. Cinco eram mulheres e sete eram homens. Elas eram de Bela Vista do Piauí (80 anos) e Teresina ( 64, 65, 66 e 76 anos). Já os homens eram das cidades de Altos (88 anos), Água Branca (63 anos), Amarante (80 anos), Castelo do Piauí (83 anos), Passagem Franca do Piauí (80 anos) e Teresina (72 e 79 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 90 370 casos. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2037 e foram registrados em 171 municípios. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat