Novo secretário diz sobre operações policiais na Seduc: “Nós estamos cientes dos problemas"

Helder Jacobina pediu demissão da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), na última sexta, dia 29, alegando que agora irá se dedicar a questões pessoais. O pedido foi atendido pelo governador Wellington Dias (PT), que já nomeou um novo secretário para a pasta, Ellen Gera de Brito Moura, que exercia na Seduc a função de superintendente de Ensino Superior.

Na manhã desta segunda-feira (01), o novo secretário de Educação falou sobre as operações policiais, envolvendo fraudes em licitações e desvio de dinheiro público na Seduc.

“Nós estamos cientes dos problemas. Em reação às operações da polícia que acontecem e a secretaria acabou sendo envolvida, nós vamos sempre estar à disposição do poder judiciário para prestar os devidos esclarecimentos, e os serviços à sociedade, não vamos nos omitir da nossa responsabilidade em relação a isso. Tivemos casos recentemente falando da merenda, por exemplo, esse foi um fato específico da gestão de 2014. Hoje nós descentralizamos essa questão, onde ficou estabelecido que a própria escola realize a compra local da merenda, por entendermos que a escola tem muito mais propriedade para fazer isso”, disse o atual secretário à TV Cidade Verde.

O gestor ainda relatou dificuldades em finalizar alguns processos licitatórios de ordem financeira. “Infelizmente, alguns nós temos encontrado dificuldades para conseguir finalizar, entramos em um problema nacional de ordem financeira, onde isso tem tirado o fôlego do estado. E em algumas licitações, por exemplo, a gente não consegue encontrar nem a empresa”.

Permanência no cargo pós Reforma Administrativa

Ao ser questionado sobre sua permanência na secretaria, Ellen Gera não deu muitos detalhes e disse apenas que em cargos nesse porte o gestor sempre está interinamente.

“A gente sabe que todo cargo de confiança, nesse porte de uma secretaria é praticamente você estar interino o tempo todo. Na verdade, você tem um projeto a ser implementado, na reunião que tive com o governador, ele me falou do projeto de educação que tem para o estado, e é sobre esse projeto que a gente inicia nosso trabalho”.

O novo gestor ainda ressaltou que um dos projetos a ser iniciado envolve uma modalidade com os secretários do Estado, no qual se envolvem comprometimento de metas por meio de um contrato de gestão. 

“O governador deve implementar uma modalidade nova este ano com os secretários de Estado, que é ter um contrato de gestão, onde os secretários se comprometem em atingir meta, e eu acho isso muito importante, porque sou um servidor público e em todos os anos servindo o estado, sempre trabalhei olhando para metas”, disse.