Fake News: Áudio atribuído a prefeito diz que Piauí mostra 'incapacidade no sistema de saúde'

Um áudio atribuído ao prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo Alves, circulou em vários grupos de Whatsapp, nesse sábado (28), no qual o prefeito relata que a morte do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia, já era esperada e só mostrou a ‘incapacidade do sistema de saúde’ do Piauí. O Portal Encarando verificou que o áudio não é do prefeito Dr. Raimundo.

Conforme as informações do áudio fake, o prefeito Antônio Felícia morreu por falta de atitude médica. “A morte desse prefeito é lamentável. Isso mostra a incapacidade lógica do sistema de saúde. Não precisa ter helicóptero. Não precisa ter disco voador. Precisa ter atitude de médica. Atitude de corpo de saúde, que nesse momento não houve. Ora, um paciente diabético, hipertenso, que desenvolve febre e mal estar, é sinônimo de internação, investigação imediatamente, independentemente de coronavírus”, disse a pessoa, ainda não identificada, que se passou pelo prefeito.

Ainda no áudio, a pessoa disse que o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, está com ‘papo’ quando afirma que está tudo bem. “O suporte não tem nada de especial. Basta uma pessoa com telefone e alguns comprimidos de azitromicina e hidroxicloroquina. (…) Agora trazer desculpas, e dizer que está tudo bem. O governador vir com papo desse, que está ótimo, e que a região está muito bem assistida. Meu amigo, Deus tenha compaixão (…)”, finalizou.

Outro lado

O Portal Encarando entrou em contato com o prefeito Dr. Raimundo, da cidade de Piracuruca, e ele informou que o áudio é fake, e que a voz do áudio falso não se parece com a dele.

Entenda o caso

O prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia, morreu na última sexta-feira (27), no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca. Dois dias antes de falecer, Antônio Felícia ligou para o Dr. Raimundo, prefeito de Piracuruca, informando que estava com febre e dificuldades para respirar. Dr. Raimundo o aconselhou a procurar atendimento em Teresina, mas Antônio Felícia não escutou. Antônio morreu no hospital de Piracuruca, após procurar atendimento médico, mas o estado de saúde dele já estava bastante crítico.

Escute os áudios na íntegra

Áudio fake atribuído ao prefeito Dr. Raimundo
Áudio do prefeito Dr. Raimundo para o Portal Encarando