Siga as Redes Sociais

Notícias

Inep publica cronograma do Enem; provas serão em 1° e 8 de novembro

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (31) os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

De acordo com o cronograma, o Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro. Os editais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira e também estão disponíveis na página do Enem. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro.

A autarquia vinculada ao Ministério da Educação também informou que, a partir do dia 6 de abril, os estudantes poderão fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem.

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

Pode solicitar a isenção da taxa quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de identificação social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020, devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Entre 27 de abril e 1º de maio será aberto prazo para apresentação de recursos e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

O Inep ressalta que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

Inscrições

Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio.

De acordo com o Inep, a estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Acessibilidade

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Enem Digital

A implantação do Enem Digital terá início neste ano e, de acordo com o Inep, será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

O processo de inscrição é o mesmo da versão impressa. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para treineiros e não promoverá atendimento especializado.

Fonte: Agência Brasil

Piauí

Covid-19 mata 38 pessoas em 24 horas no Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 38 óbitos e 1.007 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 437 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Vinte e três homens e quinze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Anísio de Abreu (66 anos), Caracol (88 anos), Campo Maior (49 e 84 anos), Cristalandia do Piauí (56 anos),Curral Novo do Piauí (83 anos), Floriano (78 anos),  José de Freitas ( 79 anos), Luis Correia (89 anos), Parnaíba (72 anos), Piracuruca ( 62 anos), Piripiri (52 e 89 anos) e Teresina ( 76 e 83 anos). 

Os do sexo masculino eram naturais de Barras (67 e 77 anos), Batalha (69 anos), Beneditinos (95 anos), Campo Maior (67 e 74 anos), José de Freitas (52 anos), Júlio Borges (52 anos), Morro Cabeça no Tempo (63 anos), Parnaíba (74 e 89 anos), Pedro II (66 anos), Picos (45 anos),Piripiri (72, dois de 75 anos, 78 e 82 anos), São João do Piauí (81 anos),Teresina (52, 54 e 73 anos) e União (66 anos). Doze vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 225.796 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.731 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.360 ocupados, sendo 877 leitos clínicos, 437 UTIs e 46 em leitos de estabilização.

Continue Lendo

Piauí

Após dois meses internado, jornalista Carlos Mesquita recebe alta do HU

Avatar

Publicado

em

O jornalista Carlos Mesquita, correspondente de Parnaíba da Rede Meio Norte, recebeu alta nesta sexta-feira (16) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) após dois meses de internação.

Mesquita iniciou uma infecção na região da boca após a retirada de um dente e foi internado no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com o agravamento do quadro, o jornalista precisou ser transferido para o HU, onde foi internado no dia 03 de fevereiro com infecção generalizada.

O correspondente de Parnaíba deu entrada na unidade de saúde em estado grave com diagnóstico de sepse por fasceíte necrotizante na face, pescoço e tórax, associada à gangrena gasosa, secundária a abscesso dentário, por conta de complicações da extração dentária.

Na saída do hospital, Mesquita agradeceu à equipe do HU. “O HU para mim é um lugar abençoado,  todos se dedicaram a salvar minha vida. Sou muito grato a todos os profissionais”, declarou.

Continue Lendo

Piauí

Mais 87 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam ao PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16/04), mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança para a população. “Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas. “Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat