Siga as Redes Sociais

Notícias

App auxiliará na fiscalização da educação pública no Piauí

Medida faz parte do programa “Na Ponta do Lápis”, que tem como a melhoria da educação no estado.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) assinaram nessa sexta-feira (15), o Termo de Acordo de Cooperação Técnica para o compartilhamento do programa “Na Ponta do Lápis”, que tem como objetivo incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação piauiense.

O programa monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), através de três frentes de atuação: na formação, na fiscalização, e na gestão.

Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo para smartphones que estimula o controle social.

O aplicativo conta com questionário de infraestrutura com o objetivo de promover o controle social, permitindo que professores, estudantes e cidadãos possam relatar os problemas existentes anexando, inclusive, imagens. Os dados são enviados para os gestores e para o Tribunal de Contas, o que possibilita aproximar os gestores dos problemas reais da educação e a fiscalização mais eficiente do TCE das ações desenvolvidas pelo gestor.

Piauí

PI: Jovem que morreu afogado era técnico da Marko Informática

Avatar

Publicado

em

O jovem identificado como Miguel Alves Pessoa Neto, que morreu afogado nesse domingo (18), no Rio Parnaíba, na região da Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina, era técnico de Marko Informática.

Miguel Alves Pessoa estava ingerido bebidas alcoólicas quando resolveu entrar no rio para tomar banho, mas ele acabou caindo em um buraco de uma draga, e acabou morrendo afogado. Populares e Corpo de Bombeiros passaram 4 horas buscando o corpo da vítima.

O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Continue Lendo

Piauí

Coronavírus mata nove pessoas e deixa 514 infectados em 24h no Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa segunda-feira (19), que o estado do Piauí registrou em 24h, 09 óbitos e 514 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 106.908 casos confirmados e 2.304 mortes.

Cinco homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Floriano (76 e 79 anos) e Teresina ( 43, 44 e 73 anos). Já elas são de Barras ( 96 anos), Itaueira (76 anos), São João da Serra (95 anos) e Teresina (58 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades. 

Os casos confirmados no estado somam 106.908 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.304 e foram registrados em 179 municípios. 

Continue Lendo

Brasil

Brasil registra primeiro caso confirmado de covid-19 em gato

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Facebook

Uma gata de poucos meses é o primeiro animal a testar positivo para o novo coronavírus no Brasil. O caso foi descoberto em Cuiabá, no Mato Grosso. Ela não tem sintomas da covid-19 e foi infectada por seus donos este mês, durante o isolamento social. Mais dois contágios suspeitos, de outro gato e um cachorro, também estão sendo investigados.

A gata teve o diagnóstico confirmado por meio do teste de biologia molecular RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar a infecção pelo novo coronavírus, realizado pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).

O caso reacende o alerta para a possível transmissão do vírus de pessoas para animais. Em laboratório, a China mostrou a possibilidade de gatos contagiarem outros felinos. Entretanto, não se sabe se isso acontece com facilidade e se esses animais podem infectar seres humanos.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, informa que ainda são necessárias mais informações sobre o vírus, mas “parece que ele pode se espalhar de pessoas para animais em algumas situações, especialmente após contato próximo com uma pessoa doente”.

Ainda de acordo com o órgão, há poucos relatos de cães e gatos de estimação infectados com o coronavírus em todo o mundo e não existem evidências de que os animais desempenhem um papel significativo para disseminá-lo.

Fonte: R7

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat