Siga as Redes Sociais

Notícias

Confira os destaques da coluna do Silas deste sábado (16)

Silas Freire

Publicado

em

A ministra deu sono

O deputado, Júlio Cesar bem que trabalhou para que a Ministra da Agricultura Ana Cristina, desembarcasse primeiro na cidade de Bom Jesus,  mas  foi vencido por Heráclito e Mão Santa, que levou a poderosa da agricultura brasileira para conhecer os tabuleiros litorâneos em Parnaíba. Durante a visita, a ministra entrou calada e saiu muda sem prometer nada, deixando a visita enfadonha, causando sonolência no prefeito Mão Santa.

A bomba do quarto mandato

Polícias com o combustível limitado, delegacias sucateadas, obras paradas, BRs com escombros e inacabadas, salários dos terceirizados com setenta e oito dias em atraso, hospitais e clínicas ameaçando não receber os credenciados ao Planta, e o governo arrumando história de uma bomba contra Wellington Dias,  informação essa, negada horas depois pela assessoria Karnakiana. Durante a solenidade governamental, surgiu um  murmurinho.

É uma bomba? É uma bomba?

Aí o menino gritou: é a bomba do quarto mandato!

Mourão paz e amor.

O vice-presidente da república não é nenhum Temer da vida, mas de besta não tem nada. Mourão, está com os faróis acessos, com um tom de bom moço. Foi assim no episódio Jean Wyllys e em todas as bolas divididas do governo. Sem acertar o passo da equipe de governo com os seus superfilhos, o presidente Bolsonaro está sombreado por um vice inteligente que não grita, afaga. Que as coisas se ajustem porque nós já vimos esse filme.

O Índio e o Querido

A relação política do governador Wellington Dias e do senador Ciro Nogueira não é mais a mesma. Ciro levou um bombaquim na disputa da Alepi, depois que o Índio inventou de se batizar nas águas do Rio Jordão, deixando o nome do presidente Themístocles virar consenso. Agora, bem na hora de acolher os suplentes do progressistas, foram despachados B. Sá Junior, que andou gravando áudio na hora errada, e Mainha, que mesmo estando na terceira suplência de deputado federal, tinha esperança de assumir o mandato. O Índio, manteiga todo, disse que está apenas seguindo as orientações do Querido, e usou a mídia para pedir que o governo economizasse, afinal suplente custa caro. Parece que o Querido quer economia, mas na conta dos outros, tanto que já emplacou Júlio Arcoverde na Secretaria de Esportes e Lazer da prefeitura de Teresina, com as bênçãos do prefeito Firmino Filho. O Querido está olhando atravessado para flecha do Índio.

Georgiano já tem discurso

Deputado estadual, Georgiano Neto. (Foto: Reprodução)

Para quem lhe dar ouvidos e com uma votação tímida na capital, o deputado estadual, Georgiano Neto, já lança o seu nome para concorrer à prefeitura Municipal de Teresina em 2020. O jovem parlamentar já pode dizer, por exemplo, ao povo do Jacinta Andrade, que aquelas terras em que eles moram, são terras de sua herança e que foram vendidas por uma fortuna.

Bom para Juventude

Secretário Semjuv, José Filho. (Foto: Reprodução)

O secretario da Semjuv, José  Filho, tem se esforçado. O programa Unitodos desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude de Teresina, por exemplo,  conseguiu contemplar 92 jovens carentes com bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades privadas através do ProUni, e está encaminhando centenas de jovens para qualificação técnica e para o primeiro emprego. A secretaria também começa a trabalhar o projeto Jovem Habilitado com CNH gratuitas para jovens carentes da capital. O nosso jovem merece incentivo.

Piauí

Defensoria suspende atendimentos presenciais por sete dias

Avatar

Publicado

em

A Defensoria Pública do Estado do Piauí está suspendendo, por um período de sete dias, os atendimentos presenciais, devido ao agravamento da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus. A medida consta na portaria conjunta GDPG/CG Nº 02/2021, datada de 5 de março de 2021, sendo assinada pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pela corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha.

O atendimento remoto permanece sendo realizado normalmente, e pode ser feito a partir dos contatos disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br e nas redes sociais da Instituição, como o Instagram @defensoriapiaui e a fanpage @DefensoriaPublicadoEstadodoPiaui.

Ao estabelecer a medida, o defensor público geral e a corregedora-geral consideraram, entre outros pontos, que os dados recentemente divulgados pelo Governo do Estado do Piauí evidenciam aumento substancial de ocupação de leitos clínicos públicos destinados aos pacientes com Covid-19 tanto na capital como no interior do Estado; assim como a necessidade de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus, de modo a reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservar a saúde de agentes públicos e usuários da Defensoria Pública, buscando evitar contaminações de grande escala que possam sobrecarregar ainda mais o sistema público de Saúde.

Continue Lendo

Brasil

Brasil tem 11º recorde seguido na média diária de mortes por Covid-19

Avatar

Publicado

em

Com mais 1.555 mortes registradas, a média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19 no Brasil bateu recorde pelo 11º dia consecutivo e chegou a 1.443 neste sábado (6/3). O indicador, em comparação com o verificado há 14 dias, sofreu acréscimo de 39%, demonstrando avanço da doença.

Em relação aos infectados, foram 69.609 nas últimas 24 horas. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 264.325 vidas para a doença e computou 10.938.836 casos de contaminação.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda. Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso da doença registrado no país.

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Fonte: Metrópoles

Continue Lendo

Piauí

Ciro Nogueira destina obras e investimentos que transformam a vida dos moradores de Elesbão Veloso

Avatar

Publicado

em

O senador Ciro Nogueira (PP) vem sendo um dos senadores mais atuantes no Brasil, com destinação de obras e investimentos, principalmente no estado do Piauí. Em Elesbão Veloso, o senador contribuiu na melhoria da saúde, educação, e infraestrutura do município.

Com os investimentos do senador, sete unidades básicas de saúde (UBS) na zona urbana, e duas na zona rural, foram abertas e recebem valores em custeio destinados por Ciro Nogueira. Além disso, duas ambulâncias foram entregues para a saúde de Elesbão Veloso.

Agora, é possível salvar mais vidas e evitar tragédias com os investimentos realizados na saúde. A dona de casa, Elizângela Maria, é um exemplo de como o atendimento rápido foi capaz de evitar um dano maior no seu estado de saúde depois que ela caiu em casa. “Se não tivesse o Samu, não teria como eu ir caminhando até o hospital. Eles vieram prontamente e eu fui muito bem atendida por eles. Foi fundamental”, explicou.

Já na educação, o senador destinou um ônibus escolar para o transporte dos alunos, que moram mais distantes da escola do município. Mais de 100 ventiladores foram instalados nas salas de aulas. E mais, na infraestrutura do município, mais de 20 ruas foram calçadas, com recursos assegurados pelo senador Ciro Nogueira.

Confira o vídeo!

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat