Confira os destaques da coluna do Silas deste sábado (16)

A ministra deu sono

O deputado, Júlio Cesar bem que trabalhou para que a Ministra da Agricultura Ana Cristina, desembarcasse primeiro na cidade de Bom Jesus,  mas  foi vencido por Heráclito e Mão Santa, que levou a poderosa da agricultura brasileira para conhecer os tabuleiros litorâneos em Parnaíba. Durante a visita, a ministra entrou calada e saiu muda sem prometer nada, deixando a visita enfadonha, causando sonolência no prefeito Mão Santa.

A bomba do quarto mandato

Polícias com o combustível limitado, delegacias sucateadas, obras paradas, BRs com escombros e inacabadas, salários dos terceirizados com setenta e oito dias em atraso, hospitais e clínicas ameaçando não receber os credenciados ao Planta, e o governo arrumando história de uma bomba contra Wellington Dias,  informação essa, negada horas depois pela assessoria Karnakiana. Durante a solenidade governamental, surgiu um  murmurinho.

É uma bomba? É uma bomba?

Aí o menino gritou: é a bomba do quarto mandato!

Mourão paz e amor.

O vice-presidente da república não é nenhum Temer da vida, mas de besta não tem nada. Mourão, está com os faróis acessos, com um tom de bom moço. Foi assim no episódio Jean Wyllys e em todas as bolas divididas do governo. Sem acertar o passo da equipe de governo com os seus superfilhos, o presidente Bolsonaro está sombreado por um vice inteligente que não grita, afaga. Que as coisas se ajustem porque nós já vimos esse filme.

O Índio e o Querido

A relação política do governador Wellington Dias e do senador Ciro Nogueira não é mais a mesma. Ciro levou um bombaquim na disputa da Alepi, depois que o Índio inventou de se batizar nas águas do Rio Jordão, deixando o nome do presidente Themístocles virar consenso. Agora, bem na hora de acolher os suplentes do progressistas, foram despachados B. Sá Junior, que andou gravando áudio na hora errada, e Mainha, que mesmo estando na terceira suplência de deputado federal, tinha esperança de assumir o mandato. O Índio, manteiga todo, disse que está apenas seguindo as orientações do Querido, e usou a mídia para pedir que o governo economizasse, afinal suplente custa caro. Parece que o Querido quer economia, mas na conta dos outros, tanto que já emplacou Júlio Arcoverde na Secretaria de Esportes e Lazer da prefeitura de Teresina, com as bênçãos do prefeito Firmino Filho. O Querido está olhando atravessado para flecha do Índio.

Georgiano já tem discurso

Deputado estadual, Georgiano Neto. (Foto: Reprodução)

Para quem lhe dar ouvidos e com uma votação tímida na capital, o deputado estadual, Georgiano Neto, já lança o seu nome para concorrer à prefeitura Municipal de Teresina em 2020. O jovem parlamentar já pode dizer, por exemplo, ao povo do Jacinta Andrade, que aquelas terras em que eles moram, são terras de sua herança e que foram vendidas por uma fortuna.

Bom para Juventude

Secretário Semjuv, José Filho. (Foto: Reprodução)

O secretario da Semjuv, José  Filho, tem se esforçado. O programa Unitodos desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude de Teresina, por exemplo,  conseguiu contemplar 92 jovens carentes com bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades privadas através do ProUni, e está encaminhando centenas de jovens para qualificação técnica e para o primeiro emprego. A secretaria também começa a trabalhar o projeto Jovem Habilitado com CNH gratuitas para jovens carentes da capital. O nosso jovem merece incentivo.