PF deflagra 3ª fase de operação contra desvio de cédulas de RG do Instituto de Identificação do PI

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a Operação Livre Acesso, resultante da terceira fase da Operação Grande Família, que investiga o desvio de cédulas de RGs em branco do Instituto de Identificação do Estado do Piauí.

A operação mobilizou 27 Policiais Federais para o cumprimento de 5 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina, em endereços ligados aos investigados na capital.

Segundo a PF, a investigação teve início a partir da apreensão de centenas de cédulas de RGs em branco e de milhares de RGs falsificados apreendidos durante a Operação Grande Família, no dia 15 de maio de 2019.

As cédulas de RGs em branco desviadas do Instituto de Identificação eram utilizadas para confecção de RGs falsos que posteriormente eram usados para a abertura de contas bancárias fraudulentas na Caixa Econômica Federal e para o cometimento de fraudes em benefícios do INSS

“Esta fase da investigação tem como objetivo colher elementos de provas que permitam a identificação de todos os membros do grupo criminoso responsável pelo desvio e comercialização das cédulas de RGs apreendidas”, informou a PF.

O nome da operação

O nome da ação faz referência ao fato de que dois investigados são ex-funcionários do Instituto de Identificação do Estado do Piauí e tinham livre acesso ao Posto de Atendimento para desviar as cédulas de RGs em branco, até mesmo no período noturno e finais de semana.