PI: Família teve que desenterrar caixão e realizar novo sepultamento após troca de corpos no Instituto Natan Portela

Duas famílias tiveram os corpos de familiares trocados, nessa quinta-feira (10), no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em Teresina.

Um dos corpos, era o do idoso identificado como Boa Ventura Pereira da Silva, de 68 anos, que faleceu na unidade de saúde vítima da Covid-19. Familiares contaram que, após realizarem o reconhecimento, contrataram uma funerária para realizar o translado do corpo de Teresina, para a cidade de Alto Longá e, em seguida, partiram para sepultamento no Povoado Nazaré, localizado no município de Novo Santo Antônio. Tudo isso, sem que pudessem abrir a urna funerária.

Horas depois, a direção do hospital entrou em contato com a família, informando que o corpo do idoso havia sido trocado pelo de outra pessoa, um homem de 34 anos, que não tinha coronavírus.

A família teve que desenterrar o caixão e o corpo ‘errado’ retornou para a cidade de Teresina, onde os verdadeiros parentes já estavam aguardando. Em seguida, o corpo do idoso passou por novo reconhecimento e, mais uma vez, a família realizou o sepultamento.
O caso gerou revolta.

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, emitiu uma nota sobre o ocorrido e, afirmou que abriu uma sindicância para saber onde improlífico de identificação de cadáveres foi rompido.

Leia na íntegra:

A direção do Instituto Natan Portela lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo transtorno gerado aos familiares. 

A direção esclarece que foi aberta uma sindicância para saber onde o protocolo de identificação de cadáveres foi rompido para esses pacientes.

Tão logo a gestão do incidente seja concluída, as famílias serão chamadas para uma tratativa a fim de terem conhecimento do que realmente aconteceu.

As equipes de assistência social e de psicologia do Instituto estão acompanhando o lamentável episódio e à disposição para prestar todo o apoio aos familiares das vítimas.