Foragido, prefeito Quirino Avelino diz que ação do Gaeco teve 'viés político' e que está 'colhendo documentação'

O prefeito de Itaueira do Piauí, Quirino Avelino, alvo de um mandado de prisão de preventiva, expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí nesta terça-feira (21), permanece foragido. O gestor , de 78 anos é apontado como líder de uma organização criminosa que atuava de forma fraudulenta em licitações públicas e, consequentemente, no desvio dinheiro público, segundo desdobramentos da Operação Perpetuatio , pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Com paradeiro ainda desconhecido, o prefeito, através de sua assessoria, emitiu nota onde afirma ‘está colhendo a documentação necessária para os devidos esclarecimentos’. No pronunciamento, ele ainda diz que recebeu com ‘incredulidade’ o mandado de prisão preventiva e que considera a ação ‘arbitrária e autoritária’, onde destaca a ação como ‘um viés político e perseguidor’.

Além do prefeito, também foram alvos da ação o Secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante e dos os empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante.

O Gaeco também deu cumprimento ao mandado de Afastamento do gestor do cargo de Prefeito Municipal de Itaueira, tendo sido notificado o Presidente da Câmara Municipal para dar posse imediata ao vice-prefeito do Município, Patrice Teixeira, para continuidade das atividades do Município.

Leia na íntegra:

Uma ação com viés político e perseguidor, feita arbitrária e autoritária, sem oportunizar o direito legal de defesa ou esclarecimentos, em pleno período eleitoral. Assim foi a decreto de prisão do prefeito de Itaueira, Quirino Avelino, 78 anos, ocorrida hoje, dia 22.  

O prefeito sempre conduziu a gestão com transparência, idoneidade e zelo pela coisa pública. E foi com incredulidade que o mesmo se deparou com tal medida de prisão preventiva e afastamento do cargo. 

O prefeito está colhendo a documentação necessária para os devidos esclarecimentos e que os fatos sejam elucidados, estando disponível à Justiça.