Com ocupação máxima dos leitos UTI Covid, Cirurgias eletivas são suspensas por 32 dias no Piauí

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) suspendeu por tinta e dois dias, a contar do dia 29 de março de 2021, as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais nos hospitais da rede pública. Com a determinação ficarão mantidos apenas os procedimentos ambulatoriais de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos

Segundo o Superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, chegou-se ao consenso de suspender mais uma vez as cirurgias devido a atual taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid na capital Teresina e interior, que é  de  100%. “Considerando ainda a grande dificuldade de aquisição de insumos e fármacos para os pacientes que se internam em UTI Covid e que também são utilizados nos centros cirúrgicos, resolvemos suspender as cirurgias ”, diz ele.

De acordo com o superintendente, fica a critério do Diretor da unidade de saúde a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores.

A suspensão dos procedimentos faz parte das ações do Governo Do Piauí e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para intensificar as medidas  de  contenção da propagação do novo coronavírus e preservar a prestação de serviços das unidades hospitalares do Piauí.