Municípios não conseguem arcar com despesas dos hospitais pequeno porte do PI, denuncia deputada

A deputada Teresa Britto (PV), voltou a fazer denúncias relacionadas à saúde do estado. Dessa vez, a parlamentar destacou o atraso nos repasses do cofinanciamento da saúde, por parte do Governo. Por conta disso, os hospitais de pequeno porte não estão conseguindo arcar com as despesas.

“Eu analisei toda a documentação de quando esses hospitais foram repassados aos municípios com a promessa de que melhorariam a saúde em Suas e de que o Governo do Estado iria repassar 50% dos recursos para manter esses hospitais e os demais seriam oriundos seriam pagos pelo Ministério da Saúde, mas em resumo o que aconteceu foi que o co-financiamento assinado pelo governador nunca teve os valores atualizados. Porém o mais grave é que, mesmo defasados, não estão sendo pagos pelo governador Wellington Dias e os hospitais estão praticamente fechados, sem condições de funcionar”, reclamou.

A parlamentar também pediu para que os prefeitos devolvam os hospitais ao Estado, visto a falta de recursos para a manutenção dos mesmos. Teresa ainda afirmou que as unidades das cidades de Dirceu Arcoverde, Palmeirais, Matias Olímpio e Castelo do Piauí, estariam em pior situação

“Eu analisei também uma portaria do Ministério da Saúde que diz que para ser considerado hospitais, tem que ter no mínimo 30 leitos. E a média de leitos dos Hospitais de Pequeno Porte do Piauí é de 22 leitos, mas o que realmente falta é o apoio do Governo do Estado, que fez sua promessa ao instalar o Programa, mas os hospitais estão sucateados. Queremos que o Governador assuma a sua responsabilidade e comendar aos prefeitos que devolvam os hospitais ao Governo, porque eu conheço a realidade deles, e nenhum tem condições de mantê-los. Se um dia eu tiver oportunidade de ser Governadora do Estado eu vou ensinar como se faz uma gestão em saúde pública. Nós estamos vivendo uma situação tão complicada com a pandemia e esses hospitais poderiam ajudar. Mas não, estão sem estrutura nenhuma”, finalizou Teresa Britto.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) assinou no ano de 2005 com 73 municípios piauienses o convênio para a implantação do Programa de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Piauí.