Aprovação de Bolsonaro cai e chega a 32% da população, diz CNI

A avaliação ruim ou péssima do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentou cinco pontos percentuais em dois meses. Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)/Ibope, divulgada nesta quinta-feira (27/06/2019), mostra que 32% da população desaprova o pesselista. Ante 27%, em abril.

Aprovação de Bolsonaro caiu e chegando a 32% da população. Na mesma pesquisa divulgada há dois meses o presidente era avaliado positivamente por 35% dos entrevistados. Queda de três pontos percentuais.

Para 47% da população, a gestão de Bolsonaro é melhor que a do ex-presidente Michel Temer (MDB). Na mesma tendência, 46% concordam com a maneira de governar do presidente. Na contramão, 48% desaprova.

Atualmente, o percentual de reprovação, aprovação e a avaliação regular é o mesmo. Cada entendimento tem 32% da população. Os números de abril foram: Ótimo/bom: 35%; Regular: 31%; Ruim/péssimo: 27%; Não sabe/não respondeu: 7%.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira também questionou os entrevistados se confiam no presidente. Ao todo, 51% da população diz não confiar em Bolsonaro. Enquanto, 46%, diz confiar.

A CNI explicou a queda na popularidade do presidente. “Ela é maior entre as mulheres, entre as pessoas com até a 4ª série da educação fundamental, os com menor renda e os residentes nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste. A região Sul se consolida como a de maior popularidade (52%)”, destaca a entidade.

Ela ainda frisou que os três indicadores que medem a popularidade de Bolsonaro registram piora entre abril e junho de 2019. “O percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo sobe de 27% para 32%, enquanto o percentual da população que avalia o governo como ótimo ou bom oscila, indo de 35% para 32%”, detalha.

Avaliação por área
As ações e políticas do atual governo com maiores taxas de reprovação são: Taxa de juros (59%); Impostos (61%); Saúde (56%); Combate ao desemprego (54%); e Educação (54%).

Já as áreas mais bem avaliadas do governo são: Segurança pública (54%); Meio ambiente (46%); Combate à inflação (45%); e Combate à fome e a pobreza (43%).

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Metrópoles