Siga as Redes Sociais

Brasil

Ex-alunos invadem escola, deixam mortos e se suicidam em Suzano

Silas Freire

Publicado

em

Um ataque na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande Sao Paulo, na manhã desta quarta-feira, 13, deixou dez mortos, incluindo os dois atiradores que se suicidaram, e dez feridos. Autores do massacre, Luiz Henrique de Cstro tinha 25 anos e o menor de idade G.T.M 17. A O que se sabe até agora:
+ Entre os mortos há cinco alunos, uma coordenadora pedagógica, uma funcionária da escola e um funcionário de uma locadora de veículos. Uma das vítimas fatais chegou ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, já em óbito. Outra faleceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

+ Antes de chegar à escola, atiradores cometeram latrocínio e roubaram um veículo Ônix branco

+ Atiradores invadiram a Escola Estadual Raul Brasil fortemente armados na hora do intervalo dos alunos; os dois eram ex-alunos da instituição

+ Dois feridos estão internados no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, um em estado grave, que já passou por procedimento cirúrgico. A outra vítima também deverá operar o tornozelo, após fratura. Uma paciente está internada no Hospital Geral de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina), em estado de saúde estável. Outras três vítimas estáveis e uma em estado grave estão internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

A motivação do atentado ainda é desconhecida

  • De acordo com testemunhas, o atirador menor de idade, Guilherme, chegou à loja do tio, Jorge Moraes, por volta das 9h15. Entrou sozinho no local, onde também funciona um estacionamento e um lava-rápido e disparou três vezes, acertando o celular que Jorge segurava na mão e levantou na tentativa de se proteger, a clavícula e as costas da vítima. Depois, saiu e embarcou no carro que o esperava na saída.Amigos e funcionários relataram que o carro não foi roubado no local, mas sim locado em outra localidade. Jorge era conhecido no bairro e tinha a loja há 27 anos. Ele deixa três filhos. O gerente de negócios Rodrigo Cardi, de 34 anos, trabalhou com Jorge nos últimos 15 anos e disse nunca ter visto Guilherme no local. “Parece que o Jorge tentou dar uns conselhos depois que o sobrinho foi mal na escola, mas ele não gostou. Mas no momento do ataque nada foi falado nem houve chance de defesa”, disse. Um amigo de Jorge estava no local e testemunhou o ataque. Em estado de choque, foi socorrido e passa bem.

Fachada da loja de carros de Jorge Moraes. 
Foto: Marco Antonio Carvalho/Estadão


Fachada da casa do atirador menor de idade, G.T.M, de 17 anos, em Suzano (SP). 
Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou dois psiquiatras e um psicólogo para dar apoio no atendimento às famílias e demais envolvidos na ocorrência, atuando em conjunto com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano. Os profissionais darão suporte no próprio Caps e a pasta está em contato permanente com a Prefeitura. 

Entre as vítimas da tragédia, duas foram levadas ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Uma em estado gravíssimo e que chegou ao hospital já em óbito, e a outra está grave, estável e passou por procedimentos cirúrgicos. Um terceiro paciente procurou o ‘Luzia’ com a família e, devido a uma fratura de tornozelo, permanecerá internado e passará por procedimento cirúrgico

Uma paciente está sendo assistida pela equipe médica do Hospital Geral de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina) e seu quadro clínico é estável.

Outros cinco pacientes foram recebidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Três deles estão estáveis; outros dois deram entrada em estado grave, e um deles veio a óbito.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, declarou nesta tarde que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta quinta e sexta-feira após o ataque na Escola Estadual Raul Brasil.

Informações: Agência Brasil

Educação

MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro

A medida vale para as instituições federais de ensino superior.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Diário Oficial da União publica, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC), determinando que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Para isso, as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança”, definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).

O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

O documento estabelece, que, especificamente, para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Saúde

Piauí registra 10 óbitos por COVID-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta terça-feira (01), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 743 casos de COVID-19. O estado já registrou casos 128.432 confirmados e 2.644 mortes.

Seis homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram naturais de Avelino Lopes  (84 anos), Canto do Buriti (67 anos), Capitão de Campos (65 anos) e Itaueira  (70 anos). Já os homens eram de Angical do Piauí (89 anos), Barras (81 anos), Bela Vista (86 anos), São João do Piauí (72 anos), São Pedro do Piauí (67 anos) e Teresina (61 anos). Duas das vítimas  não possuíam comorbidades.  

Os casos confirmados no estado somam 128.432 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.644 e foram registrados em 197 municípios. 

Continue Lendo

Brasil

Ministério define grupos prioritários para vacinação contra covid-19

Karytha Leal

Publicado

em

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (1º) as primeiras informações de como deve ser o plano de vacinação contra a covid-19 no Brasil.

As primeiras doses, segundo comunicado da pasta emitido após reunião hoje, serão usadas para imunizar profissionais de saúde, idosos e indígenas. 

No entanto, ainda não foi apresentado o plano completo. 

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do ministério,
Francieli Fantinato, informou que haverá quatro fases de vacinação.

“Na primeira fase, conforme a chefe do PNI, devem entrar trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena”, diz a nota.

A segunda fase inclui a vacinação de idosos entre 60 e 74 anos. Em seguida, serão imunizadas pessoas com comorbidades, como doenças pulmonares, cardiovasculares, etc.). 

A quarta fase é para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e detentos.

“Ao todo, os quatro momentos da campanha somam 109,5 milhões de pessoas imunizadas, em duas doses, como previsto pelos esquemas vacinais dos imunizantes já garantidos pelo Ministério da Saúde – Fiocruz/AstraZeneca e por meio da aliança Covax Facility”, acrescenta a nota.

O ministério também informa que já negocia compras de seringas e agulhas que serão necessárias para a vacinação contra a covid-19.

“Encontra-se em andamento processo de compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional para aplicação das doses, e outras 40 milhões no mercado internacional.”

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat