Ex-alunos invadem escola, deixam mortos e se suicidam em Suzano

Um ataque na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande Sao Paulo, na manhã desta quarta-feira, 13, deixou dez mortos, incluindo os dois atiradores que se suicidaram, e dez feridos. Autores do massacre, Luiz Henrique de Cstro tinha 25 anos e o menor de idade G.T.M 17. A O que se sabe até agora:
+ Entre os mortos há cinco alunos, uma coordenadora pedagógica, uma funcionária da escola e um funcionário de uma locadora de veículos. Uma das vítimas fatais chegou ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, já em óbito. Outra faleceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

+ Antes de chegar à escola, atiradores cometeram latrocínio e roubaram um veículo Ônix branco

+ Atiradores invadiram a Escola Estadual Raul Brasil fortemente armados na hora do intervalo dos alunos; os dois eram ex-alunos da instituição

+ Dois feridos estão internados no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, um em estado grave, que já passou por procedimento cirúrgico. A outra vítima também deverá operar o tornozelo, após fratura. Uma paciente está internada no Hospital Geral de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina), em estado de saúde estável. Outras três vítimas estáveis e uma em estado grave estão internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

A motivação do atentado ainda é desconhecida

  • De acordo com testemunhas, o atirador menor de idade, Guilherme, chegou à loja do tio, Jorge Moraes, por volta das 9h15. Entrou sozinho no local, onde também funciona um estacionamento e um lava-rápido e disparou três vezes, acertando o celular que Jorge segurava na mão e levantou na tentativa de se proteger, a clavícula e as costas da vítima. Depois, saiu e embarcou no carro que o esperava na saída.Amigos e funcionários relataram que o carro não foi roubado no local, mas sim locado em outra localidade. Jorge era conhecido no bairro e tinha a loja há 27 anos. Ele deixa três filhos. O gerente de negócios Rodrigo Cardi, de 34 anos, trabalhou com Jorge nos últimos 15 anos e disse nunca ter visto Guilherme no local. “Parece que o Jorge tentou dar uns conselhos depois que o sobrinho foi mal na escola, mas ele não gostou. Mas no momento do ataque nada foi falado nem houve chance de defesa”, disse. Um amigo de Jorge estava no local e testemunhou o ataque. Em estado de choque, foi socorrido e passa bem.

Fachada da loja de carros de Jorge Moraes. 
Foto: Marco Antonio Carvalho/Estadão


Fachada da casa do atirador menor de idade, G.T.M, de 17 anos, em Suzano (SP). 
Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou dois psiquiatras e um psicólogo para dar apoio no atendimento às famílias e demais envolvidos na ocorrência, atuando em conjunto com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano. Os profissionais darão suporte no próprio Caps e a pasta está em contato permanente com a Prefeitura. 

Entre as vítimas da tragédia, duas foram levadas ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Uma em estado gravíssimo e que chegou ao hospital já em óbito, e a outra está grave, estável e passou por procedimentos cirúrgicos. Um terceiro paciente procurou o ‘Luzia’ com a família e, devido a uma fratura de tornozelo, permanecerá internado e passará por procedimento cirúrgico

Uma paciente está sendo assistida pela equipe médica do Hospital Geral de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina) e seu quadro clínico é estável.

Outros cinco pacientes foram recebidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Três deles estão estáveis; outros dois deram entrada em estado grave, e um deles veio a óbito.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, declarou nesta tarde que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta quinta e sexta-feira após o ataque na Escola Estadual Raul Brasil.

Informações: Agência Brasil