Flamengo inicia contato com famílias de vítimas para acordos extrajudiciais

O departamento de futebol do Flamengo iniciou os contatos com as famílias dos dez atletas da base mortos no incêndio no Ninho do Urubu para costurar acordos extrajudiciais. O clube irá propor indenizações, e o valor será calculado com base em um contrato de um jogador profissional, já que as vítimas, menores de idade, ainda não tinham contrato nesses moldes e salários baixos.

Os profissionais do futebol de base foram indicados pela diretoria para fazer a reaproximação com as famílias e abordar o tema com cautela e sensibilidade. A intenção é que a tarefa seja executada por pessoas que já tinham contato com os parentes, nos treinos e captação de atletas.

Caso as famílias prefiram não integrar esse grupo de conciliação, podem processar o clube separadamente. Mas, até agora, o Flamengo não recebeu a indicação de que alguém optará por esse caminho.

Com a postura, o clube evita o bloqueio de suas contas pelo Ministério Público do Trabalho, que já havia se movimentado pela criação de uma força-tarefa para garantir o pagamento de indenizações.

O começo processo se deu após a reunião do clube com o Ministério Público, quando foi criada uma câmara de mediação, formada ainda pela Defensoria Pública. Antes do encontro, a preocupação da diretoria era dar o apoio financeiro, psicológico e logístico para o reconhecimento dos corpos e o traslado das famílias para os enterros em suas cidades.

Passada essa etapa, o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho sugeriram ao Flamengo que acelerasse esse contato para que houvesse celeridade nos primeiros pagamentos aos familiares.

Haverá novos encontros entre representantes do Flamengo, do Ministério Público e da Defensoria Pública para dar andamento ao processo e acelerar os pagamentos nos próximos dias, no âmbito dessa câmara de mediação. O setor jurídico do clube dá todo o respaldo às ações.

Fonte: Extra