Cajueiro da Praia passa a integrar lista de locais atingidos por manchas de óleo e nº de regiões sobe para 139

O número de locais atingidos por manchas de óleo em localidades do Nordeste subiu de 138 para 139. O dado foi divulgado em um balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na noite dessa quarta-feira (09).

O município de Cajueiro da Praia foi o 63º a entrar para a lista de locais afetados, no Piauí e mais oito estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

De acordo com o levantamento, o Piauí teve o primeiro avistamento de manchas no dia 27 de setembro, na praia do Arrombado, em Luís Correia. A substância também foi achada na praia de Atalaia, praia do Itaqui, na Ilha dos Poldros, no Delta do rio Parnaíba e em Cajueiro da Praia.

Apesar disso, se comparado aos outros estados do Nordeste, o Piauí não apresenta grande volume de manchas ou materiais contaminados.

As manchas começaram a aparecer entre o fim de agosto e o início de setembro. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o óleo derramado em praias do Nordeste é de origem, “muito provavelmente, da Venezuela”, atribuindo a informação a relatório elaborado pela Petrobras.