Brasil perderá certificado de país livre do Sarampo

O Ministério da Saúde enviou na última terça-feira (19/03) um comunicado à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) sobre um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará em 23 de fevereiro deste ano. Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença, pois a condição da OPAS para a manutenção do certificado é de que não haja vírus do mesmo tipo em circulação no território nacional pelo período de 12 meses.

O primeiro caso de transmissão endêmica (dentro de um mesmo território) de sarampo registrado no Brasil depois que o país havia obtido o certificado de eliminação do sarampo ocorreu em 19 de fevereiro no Amazonas. A partir daí, dentro do período de um ano, não poderia ser registrado mais nenhum caso de transmissão endêmica no país. Ao confirmar, a contaminação no Pará, o Ministério da Saúde admite para a OPAS que não faz mais jus ao certificado.

O Ministério da Saúde promete executar um plano para retomar o título dentro dos próximos 12 meses. A estratégia inclui propostas a serem debatidos no Congresso Nacional para que o certificado de vacinação seja exigido, de maneira não impeditiva, em escolas e no serviço militar, o monitoramento da taxa de imunização de famílias incluídas em programas de transferência de renda e a exigência da vacinação para trabalhadores da área de saúde.

As medidas anunciadas pelo ministro Luiz Henrique Mandetta incluem ainda a melhora nos sistemas de informação e monitoramento para medidas de prevenção e controle; a ampliação das estratégias a adesão da população à imunização; o acerto com estados e municípios de uma estratégia para fomentar a oferta local de salas de vacinação em horário diferenciado; a instituição de uma “força tarefa” para apoiar os Estados e Municípios na investigação e manejo de casos de doenças imunopreveníveis e a realização de uma ampla campanha de multivacinação.

Fonte: metropoles