Detentas participam de concurso de beleza em presídio

A detenta Jenifer Oliveira foi a vencedora do concurso Garota Talavera Bruce deste ano. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, é realizado pela 14ª vez.

Jenifer, que está presa há cerca de um ano por tráfico e associação ao tráfico de drogas, teve a vitória acompanhada pelos três filhos e familiares, que a apoiaram e acompanharam a cerimônia.

“É uma oportunidade de todos reverem seus filhos, suas famílias. Isso levanta a nossa autoestima. Há muito tempo não me maquiei, faço a unha. A gente se sente até uma nova pessoa”, destacou Jenifer após receber a faixa.

O segundo e terceiro lugar do concurso ficaram, respectivamente, com Débora Silva e Natália Ferreira Nascimento.

As três primeiras colocadas no concurso Garota Talavera Bruce — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Antes da cerimônia, as concorrentes destacaram que é muito diferente da rotina atrás das grades participar de um dia de beleza.

“A gente está sempre de uniforme. E me ver assim me agrada”, contou Mariana Santos, de 24 anos, que foi presa ao ser pega em uma escuta telefônica em uma investigação de tráfico de drogas.

A final foi disputada por dez finalistas mas, no total, 60 mulheres participaram de diversas seletivas.

“A gente leva em consideração a questão da disciplina e da beleza, além da simpatia e elegância”, destacou Raquel Passos, que dirige a unidade há três meses e também fez a sua estreia coordenando o concurso.

As detentas desfilaram de traje de praia e gala para uma plateia formada por familiares, outras presas e um júri formado por autoridades do sistema penitenciário e penal.

Fonte: G1