Governo Federal inclui Lençóis Maranhenses no plano de privatização e Piauí pode perder Delta do Parnaíba

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicado nesta terça-feira (03) no Diário Oficial da União qualifica três pontos turísticos brasileiros para fazerem parte do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), que estuda viabilidade de privatizações destes locais. Entre os os pontos turísticos destacados para integrarem o programa está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com isso, o Delta do Parnaíba, no Piauí, ingressaria no plano como sendo parte dos Lençóis Maranhenses e passaria a integrar o mapa do turismo do estado do Maranhão.

Também poderão ser repassados para exploração da iniciativa privada, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, onde estão as Cataratas do Iguaçu.

No decreto é informado que estas unidades estão qualificadas para o Programa Nacional de Desestatização (PND) “para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação”.

Um dos artigos do decreto ainda informa que “o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá ser contratado para elaborar os estudos necessários às concessões e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados.”

Sobre o Delta do Parnaíba

 O Delta do Parnaíba, é uma área de 2.700 quilômetros quadrados, que fica entre os estados do Piauí e Maranhão. São cerca de 73 ilhas fluviais que estão concentradas, em sua maior parte, na cidade de Parnaíba. Sendo uma das maiores atrações turísticas do estado do Piauí.

O Delta é a divisão do Rio Parnaíba em cinco braços de rios, que desaguam no Oceano Atlântico. Esse encontro das águas do rio com o mar aberto é único das Américas, formado por cerca de 80 ilhas – um fenômeno que só se repete no rio Nilo, na África e no rio Mekong, na Ásia.