Governo recebe e-mail falso de Greta com pedido de conversa com Bolsonaro

governo brasileiro recebeu um e-mail falso em nome da ativista sueca Greta Thunberg, segundo o qual a jovem teria pedido para conversar por telefone com o presidente Jair Bolsonaro. A mensagem foi enviada a partir de um domínio registrado na Rússia e chegou à cúpula do Planalto nesta semana.

“O fundo de Greta Thunberg lhe informa que a ativista climática e ambiental de 16 anos, candidata ao prêmio Nobel e eleita a Pessoa do Ano pela revista Time, gostaria de conversar por telefone com Sua Excelência Jair Bolsonaro”, afirma o e-mail com a mensagem falsa.

O problema é que o Fundo Greta Thunberg não existe e, segundo o advogado Scott Gilmore, do escritório Hausfeld, que representa Greta nos EUA, a mensagem é “uma fraude do começo ao fim.” “O domínio a partir do qual o e-mail foi enviado foi criado por uma parte desconhecida e, aparentemente, hospedado na Rússia”, afirmou Gilmore à Folha.

A mensagem continha contatos telefônicos e chegou até o alto escalão do governo brasileiro. A reportagem da Folha entrou em contato com os dois telefones listados no e-mail, um de Genebra, na Suíça, e outro de Washington, nos EUA.

No primeiro, um homem atendeu e confirmou ser representante de Greta. Questionado sobre a veracidade do e-mail, afirmou que a mensagem era confidencial e que não iria comentar.  No outro, um homem também se identificou como membro da equipe da ativista. Afirmou que as informações eram confidenciais e que não poderia comentar o conteúdo nem confirmar o envio do e-mail ao governo brasileiro.

Fonte: DCM