Youtuber grava vídeo segurando arma com traficantes na Rocinha

“O que fazer antes de morrer” é o lema do canal no YouTube do japonês Ryosuke. Desde o ano passado, ele compartilha na rede social as viagens que faz ao redor do mundo. Uma das publicações, porém, tem chamado a atenção de brasileiros. Durante visita à favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o turista interage com traficantes armados, segura uma pistola e faz uma foto com um dos criminosos.

As imagens foram registradas em dezembro do ano passado. A pistola é entregue por um homem que teve o rosto borrado. O turista aponta a arma para a própria cabeça e arranha o português para pedir uma foto com o grupo, que a princípio nega. Por fim, ele consegue fazer um registro sorrindo ao lado de um deles. É possível ouvir até mesmo trechos da comunicação via rádio feita entre os traficantes.

Professora de japonês no Instituto Brasileiro de Línguas (IBL) em Niterói, Bruna Faria traduziu algumas das declarações de Ryosuke no encontro.

— Milagrosamente a gangue consentiu as filmagens. Até me recomendaram uma pose — disse ele.

Em outro momento, ele ressalta:

— É uma arma de verdade!

Segundo a professora, ele ainda faz comentários sobre a vista do local e as pichações nos muros da comunidade.

Ryosuke, que pretende visitar 75 países, se descreve como um “ex-gerente que atualmente é um criador de conteúdo, vlogger e explorador”. O canal “Bucket List”, criado em março de 2019, tem 160 mil inscritos. No Rio, além de conhecer a Rocinha, ele fez passeios na comunidade do Vidigal, também na Zona Sul, no Cristo Redentor e na orla de Copacabana. O japonês esteve ainda no Amazonas e em São Paulo e visitou comunidades em ambos os estados.

A atitude de se “infiltrar em favelas”, de acordo com ele, já foi realizada em diversos países como México, Colômbia, Venezuela, Honduras e Estados Unidos. O destino mais recente do aventureiro foi a Austrália e os últimos vídeos publicados no canal mostram uma viagem à Índia.

Após a visita na favela carioca, ele compartilhou uma foto do local no Instagram. Na legenda, escreveu: “De qualquer forma, é divertido conhecer, ver e ouvir um novo mundo. Você não precisa de ‘coragem’ pra fazer algo novo. Apenas estar ‘preparado'”.

Brasileiros fizeram comentários sobre o vídeo nas redes sociais. Alguns criticam a gravação, enquanto outros definem o japonês como alguém “corajoso”.

“Viu a realidade de perto. Muitos falam que aqui é maravilhoso mas só ficam em hotéis de rico e em lugares muito caros”, escreveu um internauta.

“O que você está fazendo é extremamente perigoso”, criticou uma seguidora.

Fonte: Extra