Bolsonaro diz que Brasil terá quarentena só para idosos com comorbidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta 4ª feira (25) que o Brasil terá quarentena apenas para idosos com comorbidade. Ele disse vai pedir ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que seja feito um “isolamento vertical” dos grupos de risco para o novo coronavírus (covid-19).

Assista ao vídeo:

O presidente foi criticado por diversas autoridades depois de defender a diminuição das restrições para combater a covid-19. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cobrou “responsabilidade” e “seriedade” de Bolsonaro, que foi questionado nesta quarta-feira sobre o caso.

“Se eu falo um ‘A’ contra eles é uma crise institucional. Vou ligar para o Davi hoje, se bem que ele está confinado”, respondeu.

Bolsonaro deu as declarações na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Havia 1 grupo de apoiadores que o aguardavam no local.

O presidente ainda disse que “o que os governadores estão fazendo é crime”. Ele tem videoconferência nesta quarta com os chefes estaduais do Sudeste. O maior incômodo de Bolsonaro é com os governadores do Rio, Wilson Witzel (PSC), e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Foram esses governadores que impuseram as maiores restrições para tentar combater a doença. É também nesses dois estados que o covid-19 é mais forte, com maior número de mortes e casos confirmados.

Bolsonaro também falou que sua iniciativa de fazer um isolamento vertical vai ao encontro do que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito.

O presidente norte-americano, no entanto, tem tomado restrições cada vez maiores para seu país. Na última terça-feira, inclusive, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou comunicado no qual fala que seus cidadãos que morem nos EUA devem voltar imediatamente, “a não ser que estejam preparados para permanecer no Brasil por tempo indeterminado”.

Fonte: Poder 360