Pagamento semanal de salário começa a se popularizar no Brasil em meio à pandemia

No exterior, por exemplo nos Estados Unidos, a prática já é comum por grandes redes de fast-food. No entanto, só agora no Brasil, em meio à pandemia do coronavírus, é que o pagamento semanal do salário começou a se popularizar. A medida promove um alívio financeiro aos empregados que estão com as contas atrasadas. Segundo uma pesquisa do aplicativo Xerpay, que permite ao funcionário sacar a quantia dos valores já trabalhados, realizada com mais de 25 mil funcionários aptos a receber o benefício, o número de retiradas no app cresceu 61% na comparação entre março e fevereiro.

Segundo o diretor comercial da Xerpay, Gustavo Molina, divesas empresas dos setores alimentício e de saúde, por não poderem oferecer o isolamento social a seus funcionários, têm intenção de disponibilizar o saque semanal como um benefício.

– A principal meta desse aplicativo é evitar que os trabalhadores recorram a créditos que cobram taxas abusivas de juros, como rotativo do cartão de crédito e cheque especial – explica.

A gerente de marketing Rafaela Uchoa teve um gasto inesperado e ficou aliviada de poder sacar parte do salário na data em que precisou:

– Fiquei internada no começo da quarentena com quadro de asma aguda, tive gasto maior do que o planejado e, como foi logo antes do salário cair, usei com farmácia pra pagar logo de vez, já que é um gasto pontual. Mas já usei o dinheiro para gastos de alto custo e que eu não queria parcelar ou esperar o final do mês para fazer a compra, por exemplo.

A Nívea é uma das empresas que passou a disponibilizar o benefício para todos os seus colaboradores em março deste ano, como forma de oferecer flexibilidade financeira. O Diretor de Recursos Humanos da companhia no Brasil,Juan Pablo Leymarie, relata que o feedback foi positivo:

– Cerca de 20% já aderiram ao benefício, utilizando, em média, 2 vezes ao mês. Os saques ajudam em necessidades emergenciais, evitando que o colaborador use o cheque especial.

Fonte: Extra.com