Novo golpe envolvendo auxílio emergencial é aplicado por e-mail; objetivo é roubar dados pessoais

auxílio emergencial pago pelo governo federal é alvo de um novo golpe aplicado por hackers. Segundo o alerta dado nesta sexta-feira (dia 11) pela Polícia Federal (PF), os criminosos enviam uma falsa mensagem por e-mail com o intuito de roubar dados de usuários dos sistemas da Caixa Econômica Federal. 

A mensagem, segundo a PF, sugere que o beneficiário faça um falso procedimento de segurança para não perder o acesso ao auxílio emergencial, aos caixas eletrônicos, ao site e ao aplicativo da Caixa. A justificativa dada para convencer o usuário a fazer o que está sendo pedido é um suposto ao aumento do número de fraudes registrado em agosto deste ano. 

Segundo especialistas, é comum uma disseminação mais ampla de golpes quando um determinado assunto está em evidência. Foi o caso do auxílio emergencial, com o recente anúncio do governo federal de que o pagamento será prorrogado até dezembro, com mais quatro parcelas de R$ 300.

Como funciona

No fim do texto enviado, os bandidos pedem que o internauta clique em um botão e siga os procedimentos apresentados em tela. Quando o processo é concluído, o dispositivo pessoal (computador ou celular) é infectado com programas maliciosos que capturaram informações pessoais, a exemplo de dados bancários e senhas, assim como fotos e vídeos. 

Em casos como este, a recomendação é nunca clicar em links para impedir a instalação de programas enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Em caso de dúvida, o interessado deve entrar contato com o banco para saber se há alguma pendência em seu cadastro ou alguma informação a ser atualizada.

Os bancos não costumam enviar e-mails sobre questões de segurança aos clientes. No caso do auxílio emergencial, a comunicação da Caixa com o beneficiário é feita pelo aplicativo Caixa Tem.

Se o usuário é vítima de um golpe dessa natureza, é importante também fazer o registro em uma delegacia policial.

Fonte: Extra