RJ: Governador decreta toque de recolher e decide sobre suspensão de aulas na semana que vem

 O governador Claudio Castro afirmou em coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira, que vai deixar para decidir na semana que vem, em conjunto com o município, sobre a possível suspensão das aulas presenciais no Rio. A medida, que foi anunciada mais cedo pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, atingiria os colégios estaduais sediados na capital e as escolas particulares regulamentadas pelo estado, que são aquelas que oferecem o ensino fundamental 2 e o ensino médio.

— Eu e o Eduardo Paes temos o mesmo pensamento. As escola devem ser a última a fechar e a primeira a abrir. A gente vai trabalhar com o estado, não é o Eduardo Paes ou o Cláudio Castro. Eu disse que sou favorável. A gente olhando os número, não há a necessidade de fechar. Olhando o número de leitos, não há necessidade de fechar — disse Castro.

Bandeira vermelha

A suspensão das aulas presenciais chegou a ser anunciada pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt. Segundo ele, a Região Metropolitana I, que corresponde à capital do estado, foi classificada nesta sexta-feira com a cor vermelha no sistema de bandeiras de risco para o Covid-19. Pelas regras da resolução conjunta 1.536 de 25 de janeiro de 2021, que regulamentou a volta às aulas, o funcionamento das escolas fica vedado “enquanto o município onde o estabelecimento de ensino encontra-se localizado estiver situado em área assinalada com as bandeiras vermelha e roxa”.

Na semana passada, 19 municípios do estado haviam sido classificados com a bandeira vermelha. A capital não havia alcançado essa classificação de risco desde que a resolução foi publicada.

— Com bandeira vermelha, pela resolução, não temos aula presencial na rede estadual e nem na rede particular vinculada ao estado, que é o ensino fundamental e o ensino médio — afirmou o secretário.

Questionado sobre os recentes posicionamentos de Cláudio Castro, que tem defentido a manutenção da abertur das escolas, Bittencourt afirmou que defende as escolas abertas, desde que dentro da bandeira de risco prevista.

— As escolas devem ser as últimas a fechar, mas não na bandeira vermelha — afirmou.

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes se manifestou defendendo que as escolas devem permanecer abertas. “No município do Rio as escolas serão as últimas a fechar e as primeiras a abrir!”, escreveu ele em seu perfil do microblog.

Fonte: Extra