Incêndio atinge ala Covid de hospital de Aracaju; uma mulher morreu

Cerca de 50 pacientes da ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, na Avenida Maranhão, em Aracaju, foram transferidos para outras unidades, após um incêndio que ocorreu na área por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (28). Uma paciente morreu durante a remoção para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho de Urgência de Sergipe (Huse), segundo a assessoria da unidade. 

A Secretaria Municipal da Saúde informou que as chamas foram controladas, e que há feridos, mas não deu outros detalhes. Os pacientes que estavam na unidade de saúde atingida pelas chamas foram transferidos para foram levados para os hospitais , da Polícia Militar, Joel Patrício, Santa Isabel e Cirurgia, além do Huse. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que as chamas tenham iniciado no ar-condicionado do setor que atende pacientes de Covid-19. Cerca de 20 bombeiros atuaram no combate às chamas. 

“Esse incêndio pode ser considerado de grandes proporções devido às consequências. O problema maior foi a quantidade de fumaça acumulada na área Covid e a retirada das vítimas, que estavam acamadas, e a organização da cena para a remoção até outras unidades hospitalares”, disse o capitão do Corpo de Bombeiros, Breno Queiroz. 

Uma força-tarefa de equipes de saúde foi montada do lado de fora do hospital para atender as vítimas —além dos pacientes, funcionários do hospital e acompanhantes inalaram fumaça e passaram mal. 

Veículos terceirizados e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levaram cilindros de oxigênio para o atendimento das vítimas. A ocorrência é acompanhada pela Defesa Civil, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT). 

Até a tarde da quinta-feira (27), 10 pacientes estavam na unidade à espera de leitos de UTI, segundo o boletim epidemiológico do novo coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) montou uma operação emergencial de trânsito desde às 7h30 nas proximidades da unidade de saúde e também nas imediações do Huse, para onde a maioria dos pacientes está sendo transferida. 

Às 10h30, a quantidade de pontos de desvio de trânsito caiu de oito para quatro. São eles: 

  • Avenida São Paulo X Rua Bahia
  • Avenida Augusto Franco X Rua Santa Catarina 
  • Rua Amazonas X Rua Santa Catarina
  • Avenida Maranhão, em frente ao Nestor Piva)

Fonte: G1