Governador do Amazonas diz que pediu apoio da Força Nacional para conter ataques

Após mais uma noite violência em Manaus, o governador Wilson Lima disse que pediu o envio de tropas da Força Nacional para reforçar a segurança no Amazonas. 

“Ontem à noite formalizei pedido ao Ministério da Justiça para o envio de homens da Força Nacional ao Amazonas. O objetivo é que reforcem o trabalho das forças de segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas”, escreveu ele em redes sociais nesta segunda-feira (7). 

Segundo o governo, os ataques na capital e algumas cidades do interior, que começaram na madrugada de domingo (6), acontecem em represália à morte de um traficante, ocorrida no sábado (5).

Segunda madrugada de ataques

Após tensão na madrugada de domingo (6), Manaus viveu mais uma noite de violência. Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e um caixa eletrônico, localizado em uma praça, foram incendiados por criminosos na madrugada desta segunda (7). No Centro de Manaus, o alvo dos criminosos foi o prédio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). 

Segundo o delegado Marcelo Martins, os homens aproveitaram que o nível do rio Negro está elevado e chegaram em duas embarcações, atirando contra o prédio. Não houve feridos, mas o local foi fechado, e o atendimento ao público, suspenso. 

UBS atacada

A UBS do Lírio do Vale foi um dos alvos dos criminosos, que tentaram atear fogo no local. Os bombeiros foram acionados e conseguiram apagar o incêndio com a ajuda dos moradores. 

A sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) também foi atacada por homens armados que dispararam tiros contra o local. 

Transporte afetado

Os ônibus do transporte coletivo de Manaus não saíram às ruas na manhã desta segunda-feira (7). É o segundo dia consecutivo que o serviço não funciona na capital, devido à onda de violência vivida na cidade. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que o serviço seguirá assim por toda a manhã e sem previsão de normalização.

Aulas suspensas

As aulas nas escolas da rede pública foram suspensas e serão realizadas apenas na modalidade remota. Nas escolas particulares, também não haverá atividades presenciais. 

O governo do Amazonas informou, em nota, que órgãos da administração estadual vão funcionar por trabalho remoto. No entanto, segundo o texto, os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança não sofrerão qualquer descontinuidade nos atendimentos. 

Ataques no fim de semana

Na noite anterior, ao menos 16 veículos foram incendiados numa onda de ataques em represália à morte de um traficante, ocorrida no sábado (5), segundo o governo do Amazonas. 

Um distrito de obras da prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, foi alvo de ataques. O prédio onde funcionava o escritório e um trator foram incendiados. Uma agência bancária foi depredada.

Fonte: G1