Menino anda 2 km por dia para ter internet e não perder aula on-line

Em todos os cantos do país, estudantes e professores estão empenhados para tentar dar conta das aulas que são realizadas a distância, pela internet, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com várias dificuldades, crianças e jovens estão enfrentando as barreiras pela educação.

Mas como fazer isso em lugares em que o acesso à internet é limitado e até mesmo o sinal de telefone é precário? É o caso do aluno Pedro Henrique Feitosa Siqueira, de 8 anos. Ele mora com os pais e três irmãos na área rural da Fercal, distante cerca de 40 quilômetros do centro do Distrito Federal.

Apaixonado pela educação, ele não mede esforços para conseguir realizar o seu grande sonho de ser médico e ajudar a família. “Quero ser médico e cuidar das pessoas com Covid”, contou a criança, sem titubear ao ser questionado sobre o seu maior desejo.

O pai de Pedro é caseiro em um haras da região e, a mãe, desempregada, faz bicos como diarista.

Por causa da pandemia, com aulas on-line, o garoto está com dificuldades para estudar. A casa em que vive é simples e fica dentro do terreno do haras. O sinal de internet não chega até o local. Pedro, que está no 3º ano do ensino infantil, vai todos os dias até a sede da fazenda, caminhando por aproximadamente 1 km, para conseguir acesso ao conteúdo escolar. Considerando a ida e a volta, o pequeno anda diariamente 2 km para não perder o conteúdo ministrado por professores de forma on-line.

Fonte: Metropóles