Siga as Redes Sociais

Maranhão

Casos suspeitos do novo coronavírus sobem para 10 no Maranhão

Redação Encarando

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta sexta (13) que monitora 10 casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. 

No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos quando divulgados pelo Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Até o momento, não há casos confirmados do Covid-19 no Maranhão.

Dos 10 casos suspeitos, cinco foram registrados nesta sexta. O primeiro está em Imperatriz e se trata de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha. Os outros quatro foram registrados em São Luís. São eles: 

  • Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo
  • Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica
  • Mulher de 64 anos, contato com suspeito de Covid-19
  • Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque. 

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) informou que realiza o monitoramento dos casos. Todos foram orientadas e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico. 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita. 

Outros 10 casos suspeitos do novo coronavírus já foram descartados. Abaixo, a lista completa dos casos suspeitos monitorados no MA: 

  • Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália)
  • Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de COVID-1
  • Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA)
  • Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal)
  • Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA)
  • Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo
  • Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica
  • Mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19
  • Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque
  • Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha

Por meio de nota, a SES afirmou que a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do COVID-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado. 

Já o governador Flávio Dino fez um pronunciamento tranquilizando os maranhenses a respeito dos casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença.

Fonte: G1

Timon

Entenda as principais medidas adotadas pela Prefeitura de Timon em novo decreto municipal

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Reprodutiva

A partir desta segunda-feira (12), até o próximo dia 18 de abril, vigora o novo decreto municipal da Prefeitura de Timon com medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). O decreto Nº 265, de 10 de abril de 2021, estabelece o horário de funcionamento do comércio, suspende a realização de eventos e autoriza o funcionamento das atividades comerciais não essenciais também no sábado, dia 17, apenas em sistema de delivery.

Durante a semana, de 12 a 16 de abril, as atividades comerciais funcionarão das 8h às 17h e os shoppings centers das 10h às 20h. No sábado (17), a Prefeitura de Timon liberou as atividades comerciais não essenciais, das 8h às 12h, exclusivamente pelo delivery, sendo proibido o atendimento presencial e a retira dos produtos no local.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários, lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar entre os dias 12 e 15 de abril, respeitando o horário limite das 21h. É autorizada a utilização de som mecânico ou apresentação de músico, desde que não promova aglomeração no estabelecimento e nas proximidades. Após esse horário, apenas com deliverydrive-thru e take away (retirada no local), até as 23h, sendo vedado o consumo de alimentos e bebidas no local.

Fica suspensa toda e qualquer atividade econômico-social, não essencial, a partir das 17h do dia 16 de abril, até as 24h do dia 18 de abril de 2021. Os serviços essenciais como supermercados, farmácias, oficinas mecânicas, postos revendedores de combustível, hotéis, serviços funerários, entre outros, seguem permitidos.

ATIVIDADES RELIGIOSAS
É autorizada a realização de atividades de cunho religioso, desde que obedeça a ocupação máxima de até 50% da capacidade do local e atendendo as normas sanitárias previstas como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre pessoas.

ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
De 12 a 16 de abril de 2021, os órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal funcionarão atendendo ao limite máximo de 30% do número de servidores em atividade, com exceção dos Órgãos considerados essenciais. O funcionamento presencial deverá ser, exclusivamente, para as atividades estritamente fundamentais. Pelo decreto, ficam dispensados do exercício das atividades, de forma presencial, os servidores do Grupo de Maior Risco, sendo para isso adotado o regime de trabalho remoto.

AULAS
Pelo novo decreto, fica vedada a realização de aulas pela modalidade presencial na rede pública municipal, permitido os estabelecimentos particulares de ensino funcionar de forma hibrida, com o cumprimento integralmente das medidas sanitárias.

ACADEMIA
As academias estão autorizadas a funcionar de 12 a 16 de abril de 2021, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, respeitando as regras expedidas por autoridade sanitária previstas nas normas municipais, estaduais e federais vigentes.

Continue Lendo

Timon

Carro da Secretaria de Saúde de Timon contendo vacinas contra gripe é roubado

O veículo, assim como as térmicas contendo as doses, foram recuperados.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação


Nesta segundos (12/04) um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Timon-MA, foi assaltado com 1.250 doses da vacina contra a gripe (Influenza H1N1). O caso ocorreu no bairro Parque Piauí, na cidade, e foi confirmado pela própria secretaria.

Conforme nota divulgada, o crime aconteceu ainda ma manhã de hoje em frente à Policlínica Timon. Logo após o roubo, a Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil foram acionadas e localizaram o veículo com as doses da vacina.

Foto: Divulgação

A Secretaria ainda explicou que o ocorrido não compromete a campanha de vacinação, que inicia nesta terça-feira (13/04), para menores de 2 anos nas 19 UBSs selecionadas do município.

Leia nota:

Nota de Esclarecimento 

A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem a público esclarecer que, na manhã desta segunda-feira (12), um veículo pertencente a frota municipal da SMS foi assaltado. O carro realizava no momento transporte das vacinas contra a Gripe (INFLUENZA).

Logo que foi informado do ocorrido a administração acionou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil do município, que já realizou a perícia técnica e confirmou que a térmica contendo 1.250 doses que estavam dentro do veículo já foram  recuperadas. 

O ocorrido não compromete a Vacinação contra a Gripe. A campanha inicia amanhã (13), para as crianças de 6 meses a menores de 2 anos nas 19 UBSs selecionadas.

Continue Lendo

Timon

Ponte da Amizade terá barreira sanitária e bares ficam três dias sem abrir ao público em Timon

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Bares, restaurantes, lanchonetes, depósitos de bebida, balneários e similares não poderão abrir ao público sexta (09/04), sábado (10/04) e domingo (11/04), na cidade de Timon, Maranhão. Nestes três dias, os estabelecimentos só poderão funcionar nas modalidades delivery , drive-trhu ou de retirada no local, até as 23h. Além disso, a Prefeitura de Timon voltará a interditar a Ponte Metálica que liga o município a Teresina-PI.

Segundo comunicado, o comércio em geral pode abrir as portas na sexta-feira (09/04), a partir das 8h e fechar às 17h, cumprindo todos os protocolos sanitários, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. As lojas do shopping possuem horário diferenciado: das 10h às 20h. No sábado(10) e domingo (11/04) o comércio não essencial não poderá funcionar. No shopping a Praça de Alimentação pode funcionar no fim de semana apenas nos sistemas delivery, drive-trhu ou de retirada no local.

De sexta a domingo, hipermercados, supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, de higiene, limpeza e aqueles produtos considerados essenciais. Itens de vestuário, bebida alcoólica e eletrônicos não poderão ser comercializados.

PONTE E BARREIRA SANITÁRIA

Além das medidas no comércio e em bares, a Prefeitura de Timon voltará a interditar a Ponte Metálica que liga o município a Teresina (PI). A interdição, que será nos dois sentidos, começa 00h de sábado e encerra 5h de segunda-feira.

No sábado, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária do município, vai instalar barreira sanitária na Ponte da Amizade. A diretora da Vigilância Sanitária, Darlla Juliana adianta que haverá aferição de temperatura, distribuição de máscara e alerta sobre sintomas da Covid-19.

O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio explica que as medidas visam diminuir o fluxo de pessoas entre Timon e Teresina e evitar o aumento dos casos de Covid-19.

“Precisamos proteger vidas. Essa pandemia só será vencida com o apoio da população. Usem máscara e álcool em gel, lavem as mãos, mantenham o distanciamento social”, pede Saney Sampaio.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat