Ministério da Saúde vai avaliar se tripulação de aviões com repatriados da China deve ficar em quarentena em Anápolis

O Ministério da Saúde vai avaliar se há necessidade da quarentena para a tripulação e equipe de apoio dos dois aviões usados para repatriar brasileiros na China pelo risco do coronavírus. Caso seja necessário, eles também ficarão na Base Aérea de Anápolis, que receberá os brasileiros e seus conjugues chineses.

O órgão detalhou na sexta-feira (7) que a decisão sobre o assunto será tomada após o pouso em solo goiano, mediante avaliação de cada um dos membros do grupo. A quarentena para os passageiros resgatados está confirmada.

A equipe de apoio que viajou até Wuhan é composta por oito tripulantes, dois jornalistas e 14 médicos. A previsão é que eles cheguem a Anápolis na madrugada de domingo (9) trazendo 34 passageiros.

De acordo com Júlio Croda, diretor do departamento de imunização e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, a conclusão sobre a necessidade da quarentena será resultado de exames individuais.

“A gente tem dois jornalistas que foram, provavelmente não vão se expor a nenhum risco e podem não ter a indicação de quarentena. Mas só no retorno será avaliado. Não temos esse número agora”, explica.

Além da tripulação e passageiros, seis estrangeiros também embarcaram nos aviões brasileiros, mas desembarcarão em Varsóvia durante a segunda escala para abastecimento.

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu detalhes sobre as adaptações que estão sendo feitas na Base Aérea de Anápolis para receber o grupo. Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.

Veja o que será oferecido aos repatriados na quarentena:

  • Seis refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
  • Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
  • Internet, TV a cabo, frigobar e geladeira sem itens alcoólicos;
  • Serviço religioso;
  • Emergência odontológica;
  • Apoio psicológico e pedagógico

Fonte: G1