'Desafio da rasteira': Entenda os perigos da 'brincadeira' que viralizou na internet

A internet é um meio de disseminação de diversas coisas. Diariamente, são milhares de notícias, memes e as mais diversas formas de entretenimento que chegam à grande massa por meio de um ‘clique’. Recentemente uma ‘brincadeira’ chamada ‘desafio da rasteira‘, que tem ganhado popularidade nas redes e adesão de inúmeras crianças e jovens, tem causado preocupação entre pais, educadores e especialistas na área da saúde.

O ‘desafio da rasteira‘, também chamado de ‘quebra crânio‘ ou ‘roleta humana‘, consiste em enfileirar três pessoas lado a lado e ao pularem, as da ponta passam uma rasteira na do meio, ainda no ar, e a derrubam no chão. A queda pode provocar lesões e até a morte.

Os neurologista Rafael Costa Camelo, explica os riscos e possíveis consequências do viral da internet.

“No desafio em questão, o indivíduo é pego desprevenido, no ar, de forma que não tem tempo de se defender durante a queda. Tal tipo de trauma pode levar a Traumatismos Crânio Encefalico (TCE) ou Traumatismos Raquimedulares (TRM), além de lesões osteomusculares, que podem levar a fraturas ou contusões mais leves. Já no caso do TRM o individuo pode sofrer lesão medular, levando a perda da função neurológica abaixo da lesão (paralisias ou perda de sensibilidade), no caso do TCE, lesões de couro cabeludo, fraturas de crânio, lesões do cérebro, hematomas intracranianos, que em último caso, podem levar a morte do indivíduo”, revela o profissional.

O neurologista ainda complementa. “Se cair de costas, como é o intuito da brincadeira, a região mais suscetível a lesão é a coluna cervical e parte posterior do crânio. De lado além das lesões de crânio (parte lateral ou temporal) e coluna, lesões de braços, cotovelos, antebraços ou punhos. São inúmeras as possibilidades”.

Veja o vídeo!